ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
TELEFONES : 88 98602540,88 988820918 / 88 34121595

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Capacitação - Mulheres participam de projetos sociais


"A Força da Mulher" é uma iniciativa que objetiva formar segmentos femininos para o trabalho

Crateús Técnicas e coordenadoras do Projeto A Força da Mulher, juntamente com demais integrantes moradoras dos municípios de Pacatuba, Ocara e Quixadá, se reuniram para o planejamento anual. Na ocasião, foram feitas reflexões sobre as atividades realizadas no ano passado e as expectativas para este ano. Como produto do encontro, foi apresentado um relatório sistematizando os debates, as proposições e ações planejadas para o ano de 2013.

Reunião contou com técnicas e coordenadoras do projeto. Elas avaliaram as atividades realizadas em 2012 e planejaram as ações para 2013. A meta é ampliar o número de participantes nos municípios do Interior do Estado


O projeto é uma realização do Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos (Cearah Periferia) e Esplar, com financiamento da União Europeia.

Com a sistematização de Soraya Tupinambá e Gigi Castro, além da coordenação geral de Marta Silêda, a atividade foi conduzida tendo três momentos: um inicial, de construção de uma linha do tempo com registro das principais atividades do ano e posterior avaliação, sugestão de pontos fracos e fortes; outro momento de planejamento; e um terceiro de escuta das mulheres vindas dos três municípios e formatação de novas ações para o ano.

"Avaliamos o ano passado e isso foi muito importante para rever algumas atividades e definimos que este ano elaboraremos mais formações a fim de atingirmos as nossas metas", destaca Marta Silêda.

De acordo com a coordenadora geral, além das formações, foi planejada uma mobilização nos três municípios ainda neste mês de fevereiro, junto às cooperativas e prefeituras, para ampliar o número de participantes.

Em março, será realizada a atividade de planejamento estratégico de cada grupo de produção. Outra ação, no início de março, é a construção de reivindicações acerca dos direitos das mulheres nos espaços que ocupa, especialmente no âmbito de redução da violência e opressão, ainda comumente existentes.

A participação de representação das mulheres vindas dos três municípios garantiu a ampla democratização do processo, ampliação do fortalecimento político dos grupos comunitários junto às técnicas.

O planejamento teve ainda um espaço de capacitação com palestra, realizada pelo pesquisador Guipson Pinheiro, sobre os desafios da Economia Solidária.

Projeto

Com 36 meses de duração e entrando no segundo ano, "A Força da Mulher" tem como objetivo geral fortalecer política e economicamente mulheres, contribuindo para o Desenvolvimento Local Sustentável em Ocara, Pacatuba e Quixadá.

Em Ocara, 133 mulheres participam do projeto. Já em Pacatuba são 85 participantes. Em Quixadá, o projeto conta com a participação de 252 mulheres.

Durante os meses de janeiro a dezembro de 2012, o projeto já capacitou mais de 470 mulheres nos três municípios cearenses. Foram uma média de 175 oficinas nas três cidades durante o ano passado.

Conforme o Cearah Periferia, o projeto é uma iniciativa que visa contribuir com o fortalecimento político e econômico de grupos de mulheres no Interior do Ceará, ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento local sustentável, geração de renda e garantia de direitos sociais.

O objetivo inicial é capacitar 900 mulheres - 300 em cada município - para uma atuação política qualificada e em práticas de geração de renda, baseadas em grupos comunitários ou em empreendimentos coletivos solidários.

O Cearah Periferia é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1991, que atua principalmente em Fortaleza e sua Região Metropolitana. Filiada à Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e membro do Conselho Nacional das Cidades, a ONG destaca-se no trabalho de possibilitar atividades de autonomia para as comunidades carentes.

Mais informações

Organização Não Governamental Cearah Periferia
Rua Carlos Vasconcelos, 1.339
Aldeota - Fortaleza
Telefone: (85) 3261.2607



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário