ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
TELEFONES : 88 98602540,88 988820918 / 88 34121595

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Cariri - Bombeiros fazem força-tarefa para segurança no "feriadão"


bombeirosJuazeiro do Norte. Como forma de prevenir acidentes aquáticos em municípios da região do Cariri durante o feriadão da Semana Santa e de Tiradentes, que acontece desde ontem e até a próxima segunda-feira, o Corpo de Bombeiros, instalado neste município, irá efetuar uma série de ações durante o período. Dentre elas, está a criação de uma força-tarefa que atuará em alguns
municípios onde a prática de banhos em balneários, açudes, riachos e demais reservatórios hídricos, acontece com maior intensidade em ocasiões de feriados prolongados.
Além de Juazeiro do Norte, o trabalho de orientação e fiscalização deverá ocorrer de forma mais efetiva nos municípios de Barro, Mauriti e Várzea Alegre. O pedido partiu dos próprios municípios, que estão recebendo equipes de bombeiros para atuação nos locais de banho até a próxima segunda-feira.
As equipes percorrerão os locais e permanecerão de prontidão nas áreas onde o fluxo de banhistas for mais intenso. Para efetivação do trabalho, foi solicitado apoio às unidades do Corpo de Bombeiros em outros municípios. Pelo menos 14 homens foram deslocados de Fortaleza para serem incorporados nas unidades de Juazeiro e Crato.
Cada unidade receberá sete novos bombeiros para ampliação do efetivo. Em Barro, a ação será realizada por dois bombeiros salva-vidas que disporão de uma viatura para o transporte de vítimas que vierem a necessitar de algum tipo de socorro. O município possui três locais onde a frequência do público é maior em épocas de feriado, os açudes Prazeres, Mufumbo e Catolé.
Já em Mauriti, a preocupação se dá em relação ao número de banhistas que costumam frequentar o açude da Quixabinha nesta época do ano. O reservatório é o maior do município e, anualmente, apresenta registros de casos de afogamentos, algumas vezes fatais.
"As equipes de bombeiros que estão sendo enviadas aos municípios solicitantes permanecerão no atendimento aos banhistas até o final do feriadão, que acontece na próxima segunda-feira. Até lá, todas as áreas de banho serão fiscalizadas. No entanto, a permanência dos bombeiros salva-vidas se dará, apenas, nos locais onde existir maior movimentação de pessoas", informou o tenente Artur Graça Alcântara Pereira, do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte.
Conforme o oficial, além da preocupação em torno do uso de bebidas alcoólicas nos locais de banho, os bombeiros também realizarão orientações no sentido de que pais ou responsáveis por menores de idade não permitam que jovens e crianças adentrem a água sem o devido acompanhamento.
"Nos períodos de feriado cresce o número de ocorrências de afogamento de menores de idade, muitas vezes são crianças que entram as piscinas em balneários ou em açudes sem que estejam acompanhadas dos seus pais ou responsáveis. Muitos casos poderiam, inclusive, ser evitados se houvesse um pouco mais de cuidado em relação a estas crianças", avalia o bombeiro militar.
Ele alerta para os perigos ocasionados por uma combinação que, em certos casos, acaba sendo fatal à vida de banhistas, a mistura de bebidas alcoólicas e banhos. "Muitos casos acabam em tragédia. Pessoas que combinam o álcool com banho muitas vezes esquecem do perigo que essa mistura acarreta. Beber e nadar não é bom. Quem consome álcool precisa se lembrar de ficar distante de águas profundas. Também é recomendado que se consuma menos alimento antes de adentrar a água para o nado", diz.
O bombeiro aproveitou para informar que, em casos de chuvas mais intensas durante o período de feriado, moradores de áreas atingidas por alagamentos ou por enchentes ocasionadas pelo aumento da correnteza de rios, córregos ou riachos, não procurem atravessar áreas de maior volume de água, buscando se manterem em regiões mais secas.
"Há registro de casos em que pessoas acabaram vítimas de afogamento por tentarem atravessar pontos de alagamentos onde a correnteza era mais forte. As pessoas que residem próximas a áreas onde existirem alagamentos precisam permanecer em regiões mais altas, evitando, desta forma, qualquer possibilidade de acidentes", comenta o tenente Arthur Graça.
Conforme o oficial bombeiro, também é necessário maiores cuidados em pequenos barreiros que acumularam água devido às precipitações caídas nos meses de fevereiro e março. "O banho em espelho de água sempre precisa ser acompanhado por adultas. Há locais que não são propícios como, por exemplo, a cachoeira de Missão Velha".
Mais informações
Corpo de Bombeiros de Juazeiro
do Norte -Rua dasFlores,1000
Bairro Romeirão
Região do Cariri
Telefones:(88) 3102.1140


POSTADA;GOMES SILVEIRA
FONTE;DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário