ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
TELEFONES : 88 98602540,88 988820918 / 88 34121595

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Congressistas cearenses - Aliados alegam que têm autonomia nas votações

dep gorete Mesmo com alto índice de adesão ao Governo Federal, deputados federais do Ceará acumulam discordâncias em relação à gestão Dilma Rousseff, o que leva, em algumas ocasiões, os aliados a votar contra a posição do Executivo Federal e dos partidos aos quais são filiados. Atualmente, a maior divergência dos congressistas cearenses com a União refere-se à criação de novos municípios, pauta defendida em peso pelas lideranças do Estado.
Segundo indica o aplicativo Basômetro, do Estadão Dados, até 12 de março, 98% das votações do deputado José Airton (PT) seguiam orientação governista. Enquanto isso, a única voz de oposição da bancada,
Raimundo Gomes de Matos (PSDB), aderiu a 41% das propostas apoiadas pelo Governo.
Dos parlamentares considerados aliados à gestão federal, Gorete Pereira (PR) foi a que apresentou menor índice de apoio aos projetos defendidos pelo Governo. Ainda assim, alcançou expressivos 80% de taxa de governismo, sendo 103 votos a favor e 25 contra a orientação do Palácio do Planalto. Uma abstenção foi contabilizada, além de 89 ausências em votações.
A deputada argumenta que só vota a favor do Governo quando a matéria não fere seus princípios pessoais. "Sou da base, mas tem algumas matérias que afetam a minha categoria (dos fisioterapeutas), da área da Saúde. Peço licença ao líder do partido para votar contra. Eu digo que não tenho como votar a favor, porque não vou votar contra mim", justifica.
A despeito das ressalvas, Gorete Pereira faz questão de frisar que tem apoiado a ampla maioria das propostas governistas. "Eu estou com ela (Dilma), mas em primeiro lugar estou comigo. Tenho uma satisfação a dar ao meu eleitorado", reforça.
Retaliação
Questionada se já recebeu sinal amarelo do partido pelos votos contrários à orientação do Planalto, Gorete admite que sofreu retaliação. "Já, mas meu partido me respeita muito. Sou vice-líder do partido no Brasil. Às vezes, (Anthony) Garotinho pedia pra eu me abster e eu dizia que ia votar por mim. Mas o partido nunca fechou questão, porque aí eu teria problema", pondera.
Ao fechar questão sobre determinado tema, as legendas obrigam os filiados a seguirem o voto do partido, sob pena de serem acusados de infidelidade partidária. De acordo com o deputado Ariosto Holanda, do Pros, essa é a única situação que o obriga a aderir a uma proposta governista da qual discorde. "As que vão de encontro ao que minha consciência defende eu vou contra. Não sigo nem o líder, a não ser que o partido feche questão", declara o parlamentar, que votou favorável a 90% das propostas apoiadas pelo Governo.
O aliado faz coro à opinião da maioria dos colegas, ao defender a emancipação de distritos no Ceará. A pauta é vista com meandros pelo Governo Federal, que já vetou um projeto aprovado no Congresso. "Eu procuro discutir com o Governo ações para beneficiar a população, tento ter uma atitude mais republicana. Tenho encontrado mais espaço nos ministérios", alega.
O deputado Vicente Arruda (Pros) rechaça a versão de que suas votações em consonância com a orientação da presidente Dilma têm caráter governista. "Não sou governista, sou independente. O Governo está cheio de erros. A situação não está boa (...). Não posso ser contra coisas que estão melhorando a vida da população", encerra. Das votações de Arruda, 81% agradaram o Palácio do Planalto.
Oposição
Já Raimundo Gomes de Matos, hoje o único opositor ao Executivo Federal na bancada cearense, explica que as votações favoráveis às propostas do Governo, um total de 41% até agora, não simbolizam adesão à gestão federal. "A postura do PSDB na Câmara Federal tem uma corresponsabilidade com o País, a linha não é fazer oposição por oposição e votar contra propostas de interesses da nação. Há debate, mas temos que ser conscientes e responsáveis", define.
O tucano garante que a sua postura no parlamento vai ao encontro dos anseios da sociedade, independentemente de defendidos por PT ou PSDB. "(Votei em) Medidas provisórias em favor do agricultor, que o Governo mandou. Outras em ações de Defesa Civil. Não é porque aderi ao governo. São matérias conscientes", exemplifica Gomes de Matos, que é favorável à criação de novos municípios no Brasil.
O deputado André Figueiredo, líder do PDT na Câmara Federal, informa que a sigla é aliada ao Governo Federal, mas não tem opinião passiva no Congresso. "Nossa postura, desde que assumi o mandato e mesmo como líder (do PDT), deixava claro que votaria a maioria dos projetos do governo, mas nunca sendo subserviente", responde o pedetista, cuja taxa de governismo é de 84% nas votações.
Figueiredo cita ocasiões em que o PDT foi contra a orientação governista, a exemplo da votação sobre os royalties do petróleo. "Depois, a própria Dilma concordou que a opção defendida pelo partido era melhor (...). Temos nossos princípios partidários que são mais fortes do que um projeto que atente contra nossos ideais", defende.



POSTADA;GOMES SILVEIRA
FONTE;DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário