quarta-feira, 23 de abril de 2014

Imunização contra influenza - Feriado prolongado atrasa vacinação nos municípios

Image-0-Artigo-1595659-1Crateús. Anunciada amplamente para iniciar ontem em todo o País, a vacinação contra a gripe (influenza) não iniciou na grande maioria do Estado do Ceará, por conta do feriado prolongado. Em muitos polos de distribuição (regionais de Saúde), a vacina chegou apenas ontem. Em alguns chega somente nesta quarta-feira. A previsão é de
que inicie até sexta-feira na maior parte das regiões cearenses.
A meta neste ano é imunizar 80% da população de 1.995.760 pessoas, superando o público-alvo de 2013, que foi de 1.567.976 pessoas. A movimentação nos postos de saúde foi pequena. Idosos procuraram a vacina e foram informados do atraso. Aos poucos a notícia foi se espalhando, de modo que não houve transtornos na maioria dos municípios.
A própria coordenadoria de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) tratou de informar cedo do dia nos veículos de comunicação sobre o atraso.
De acordo com a Coordenadoria, a primeira parcela das vacinas (45% da meta) já estava na Rede de Frio da Sesa desde quarta-feira (16), antes do feriado prolongado. A Coordenadoria, porém, recomendou aos municípios que as retirassem apenas ontem por temer perda de vacinas. A maioria deles atendeu à recomendação.
"Por medida de precaução e segurança recomendamos que os coordenadores regionais de imunização retirassem as doses para os seus municípios após o feriado. Devido ao feriado poderia ocorrer perdas de vacinas, em função de falta de energia ou defeitos em equipamentos de conservação", destaca Ana Vilma Leite, coordenadora estadual de Imunização.
Amanhã
Nos 11 municípios que compõem a 15° regional, sediada em Crateús, a previsão é que a campanha inicie amanhã. As doses estão chegando hoje. A meta é vacinar 81.459 pessoas e a maior mobilização é aguardada no Dia "D", dia 26, sábado.
Prejuízos
"O feriado prejudicou a distribuição e por precaução retiramos as doses ontem, mas começamos hoje nos 11 municípios, com forte mobilização para sábado, o dia D", salienta Regina Torres, responsável pela imunização na Coordenadoria.
Em Crateús, na unidade de Saúde da Família do centro, idosos voltaram para casa após procurar a vacina. Funcionários informaram que o restante do público (crianças, gestantes, indígenas, dentre outros ) não chegaram a procurar a unidade.
Segundo a coordenadora municipal do setor, Rita de Cássia Carrilho, as doses deverão estar no município hoje e a partir de amanhã a vacinação será iniciada nas 23 unidades de saúde da sede e zona rural. A meta é vacinar pouco mais de 22 mil pessoas no município, patamar bem maior que a do ano passado, que foi de 15 mil pessoas.
O aumento se deve à inclusão das crianças de 2 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o novo público incluído na campanha de vacinação. No ano passado, o limite de idade de crianças era de seis meses a menores de dois anos.
Distribuição
Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, serão vacinados nesta campanha idosos com 60 anos ou mais, as gestantes, as puérperas, até 45 dias após o parto, os trabalhadores de saúde, os grupos portadores de doenças graves crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os povos indígenas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Os idosos são o maior grupo a ser vacinado. No Ceará, somam 924.727. Na Zona Norte do Estado, a 11° regional iniciou a distribuição ontem e a vacinação deverá começar também amanhã nos 24 municípios.
Em Sobral, polo da região, a meta é vacinar mais de 36 mil pessoas, segundo informou a coordenadora local de imunização, Fátima Coimbra.
Nos dez municípios do Centro- Sul, a vacinação também não iniciou no dia marcado pela campanha. "Houve dificuldades de transporte de Fortaleza para cá e por causa do feriadão, as doses somente estão sendo distribuídas na manhã de ontem", explicou a coordenadora regional de ações de imunização da 18ª Célula Regional de Saúde, Geísa de Mendonça. Na manhã de ontem, foi intensa a movimentação de representantes dos municípios para receber as doses da vacina contra a gripe.
Em Juazeiro, a vacinação iniciou em 12 dos 64 postos de saúde, na tarde de ontem. Hoje seguirá nas demais unidades, segundo a coordenadora de imunizações da Secretaria de Saúde, Iara Sales.
Mais informações:
Sesa
Avenida Almirante Barroso, 600,
Praia de Iracema-
Fortaleza
Telefone: (85) 3101.5123



CENTRAL QUIXADÁ ONLINE
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
centralquixada@gmail.com

fones(88) 34121595
         (88)  92O2683O
         (88)  986O254O
         (88)  9947 O149


POSTADA;GOMES SILVEIRA
FONTE;DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário