ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
TELEFONES : 88 98602540,88 988820918 / 88 34121595

sexta-feira, 18 de abril de 2014

POLITICA - PSDB nacional pressiona por candidatura de Tasso ao Senado

Cada folha a menos no calendário eleitoral de 2014 é um dia a mais de pressão do PSDB sobre o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), cuja candidatura tem sido cobrada com insistência pelo pré-candidato tucano à Presidência da República, Aécio Neves.


Na última terça-feira, Tasso se reuniu com a cúpula da sigla em Brasília, para mais uma rodada de avaliações sobre a conjuntura política nacional. Outro encontro teria ocorrido ontem – não confirmado pela assessoria do cearense. Apesar de, publicamente, Aécio se declarar otimista sobre a situação do PSDB no Ceará, a relutância de Tasso e a indefinição sobre nomes de peso e alianças partidárias têm sido motivo de preocupação no tucanato.

“Nos outros estados, as composições já estão bem mais avançadas que a nossa. Existe uma importância no Ceará, nós temos cinco milhões de voto. É expressivo”, alertou o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que, nesta semana, nos corredores do Congresso, aproveitou para questionar Aécio sobre as negociações com o ex-senador cearense. “Ele falou: ‘Pode deixar que a gente vai definir isso’”, relatou Matos.

Até ontem, no entanto, não havia informações sobre um suposto avanço. Por meio de sua assessoria, Aécio mandou dizer ao O POVO que está “extremamente otimista em relação à candidatura de Tasso ao Senado, para garantir um palanque sólido” à sua empreitada presidencial. Uma nova reunião da cúpula tucana está marcada para a próxima terça.

Consequências
O impasse impacta tanto na campanha de Aécio no Ceará – onde sua popularidade já não é alta – quanto no desenho do cenário eleitoral local. Não há previsão de que o pré-candidato visite o Estado enquanto não houver uma estruturação de alianças mais ou menos definida – o que só deverá ocorrer quando Tasso se posicionar, já que partidos como PR e PPS assistem aos passos do tucano para saber se lançam ou não candidatos na chapa de oposição.

Lideranças do PSDB afirmam, ainda, que sem o ex-governador no páreo para o Senado a vaga “seria entregue quase de graça” ao pré-candidato da chapa governista ao cargo – possivelmente, ao hoje deputado federal José Guimarães (PT) ou ao já senador Inácio Arruda (PCdoB). No PMDB, caso não haja acordo com o governador Cid Gomes (Pros), o senador e pré-candidato ao Governo Eunício Oliveira torce para que Tasso entre na disputa, o que colocaria mais lenha na campanha e tornaria sua candidatura mais competitiva.

Saiba mais

Até agora, Tasso tem dito que não quer ser candidato. Ele estaria envolvido nos negócios e não teria aprovação da família para voltar ao protagonismo eleitoral. Isso sem contar com o receio de uma segunda derrota nas urnas. A primeira de sua história política foi em 2010. Lideranças cearenses próximas a ele dizem que Tasso não quer entrar nessa, mas promete atuar na campanha de Aécio e nos palanques no Ceará.

Ventilou-se que ontem o tucano teria um encontro com o senador Eunício Oliveira, que se movimenta para viabilizar um arco partidário em torno de sua candidatura ao Governo. PSDB e PMDB, no entanto, negaram veementemente a reunião e disseram que ainda não há data para isso.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos disse que, nas reuniões do PSDB nacional das quais participou, a imagem de Tasso é mostrada cada vez que o palanque do Ceará entra na pauta da conversa. “O pedido deles é para que ele não seja somente um coordenador de campanha do Aécio”, disse Matos.


POSTADA;GOMES SILVEIRA
FONTE;O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário