sexta-feira, 29 de julho de 2016

CARIRI - Dois blocos partidários disputam poder na região

A uma semana para o fim do prazo das convenções, os nomes que concorrerão às maiores prefeituras da região do Cariri ainda não estão totalmente definidos, mas já revelam polarização semelhante à de Fortaleza.Em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, candidaturas se dividem em dois blocos:
um formado por pré-candidatos apoiados por PDT, PT e PP, principais partidos da base do governo de Camilo Santana (PT); e outro por PMDB, PSDB e PR e outras siglas da oposição.

Berço político de Camilo, a região terá disputa entre a família Ferreira Gomes, aliada do governador, e o grupo do senador Eunício Oliveira (PMDB), que contará com apoio do senador Tasso Jereissati (PSDB).


Só em Juazeiro do Norte, a maior das três cidades, ainda há indefinição sobre aliança entre o PT e o PDT. Até agora, o deputado estadual Manoel Santana é o nome da legenda, segundo o presidente da sigla no Ceará, De Assis Diniz. Já o PDT lançou o empresário Gilmar Bender, de acordo com o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT). 

A incerteza, porém, deve acabar hoje. O POVO apurou que Camilo se reúne nesta manhã para definir qual nome apoiará em Juazeiro. Com cenário ainda aberto, o presidente estadual do PDT, o deputado federal André Figueiredo, preferiu não se pronunciar.

No município, o prefeito Raimundo Macedo (PMDB), conhecido como Raimundão, tentará a reeleição. 

De acordo com o vice-presidente da legenda no Ceará, Gaudêncio Lucena, o postulante terá o apoio do PR e, talvez, do PSDB. 


“Na última vez que conversei com ele (Raimundão), havia um acordo para que o (ex-prefeito Manoel) Salviano indicasse o vice”, afirmou. Mas o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) disse que a sigla ainda não decidiu se o apoiará ou lançará Salviano ou o vereador Normando Sóracles. A resposta sairá após pesquisa interna.

O candidato do PSB na cidade será o radialista Francisco Fabiano (PSB), com possível vice da Rede ou do PRB, conforme o deputado federal Danilo Forte, presidente estadual da legenda.

Crato e Barbalha
No Crato, o nome de Camilo é o do deputado estadual Zé Ailton (PP). O vice será o farmacêutico André Barreto (PDT). A oposição lançará o ex-prefeito Samuel Araripe (PSDB), apoiado pelo PMDB, PR e PSB. 

Em Barbalha, terra de Camilo, o PT lançará Fernando Santana, cunhado de Onélia Santana, primeira-dama do Estado. Seu vice deverá ser o vereador Flávio Cruz (PDT). Já a oposição aposta no nome do ex-prefeito Rommel Feijó (PSDB), com possível vice do PMDB.

Saiba mais

Maioria das convenções acontece perto do fim do prazo legal, entre 4 e 5 de agosto. Somente o PSB se antecipará e confirmará seus candidatos em Juazeiro e em Barbalha amanhã, 30. A informação é do presidente estadual da sigla, o deputado federal Danilo Forte.

Não é certo se o prefeito do Crato, Ronaldo Mattos (PSC), vai buscar a reeleição. Eleito pelo PMDB, ele deixou a sigla após apoiar Camilo Santana (PT) em vez do senador Eunício Oliveira (PMDB) na disputa pelo governo em 2014. Sem muitos partidos para coligação, o prefeito pode acabar apoiando o candidato do governador. A reportagem não conseguiu falar com ele até o final desta edição.

Outro nome colocado para a disputa de Juazeiro do Norte é o do deputado federal Arnon Bezerra (PTB). Ele foi citado por vários parlamentares, mas não confirmou pré-candidatura.

POSTADA POR GOMES SILVEIRA 
COM INFORMAÇÕES DO O POVO
FONES = 88 9 - 98602540 Tim – 88 9 - 92026830 Claro – 88 9 - 34121595 Fixo .JORNAL CENTRAL QUIXADÁ. NO WHATS APP 88 - 9 - 963311

Nenhum comentário:

Postar um comentário