sexta-feira, 29 de julho de 2016

POLITICA - Partidos oficializam candidatos à Prefeitura de Fortaleza

Cinco pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza terão suas candidaturas oficializadas neste final de semana em convenções partidárias. São eles: o deputado federal Ronaldo Martins (PRB); os deputados estaduais Capitão Wagner (PR); Heitor Férrer (PSB); Tin Gomes (PHS) e o vereador João Alfredo (Psol).
A deputada federal Luizianne Lins (PT), o deputado estadual Ely Aguiar (PSDC) e o prefeito Roberto Cláudio (PDT) são os únicos que deixaram a homologação das candidaturas para a próxima semana.
Fechando a lista de nove prefeituráveis, o PSTU já oficializou a candidatura do operário Gonzaga, em convenção no último sábado e o PRB confirma o nome do deputado federal Ronaldo Martins em convenção, amanhã, às 15 horas, no Ginásio Poliesportivo Parangaba.

Para os eventos do final de semana, são esperadas lideranças lideranças políticas de estatura nacional como o ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) e os senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB), além do deputado federal Chico Alencar (Psol), que participarão dos atos de seus afilhados políticos, Heitor, Wagner e João Alfredo, respectivamente.
Seguindo tendência nacional, a eleição cearense terá um quadro de candidaturas bastante fragmentado. Pesquisas internas mostram um cenário de acirramento entre os postulantes.

Wagner x RC
As maiores coligações serão as formadas em torno de Capitão Wagner e Roberto Cláudio. Ambos devem ter os maiores tempos no horário eleitoral. RC aposta nas suas realizações nos últimos anos à frente da gestão municipal. Já o parlamentar disputa as lacunas deixadas pelo adversário, sobretudo na periferia da cidade.
Wagner receberá o apoio do PSDB, Solidariedade e PMDB, que indicará o vice da chapa. Até agora, o mais cotado é o atual vice-prefeito Gaudêncio Lucena. Seus principais cabos eleitorais são os senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB). A convenção ocorrerá no domingo, a partir das 8 horas, na Aldeota. Na ocasião, serão homologados ainda os candidatos às eleições proporcionais, assim como o sorteio dos números com os quais os candidatos concorrerão.

Psol
No mesmo horário, em outro ponto da cidade, a candidatura do vereador João Alfredo à Prefeitura de Fortaleza será homologada em convenção do Psol. Apesar de pouca estrutura para a campanha e não ter perspectiva de alianças que aumentem de forma considerável o seu tempo de televisão, Alfredo acredita no “diálogo que as organizações vêm adquirindo nas diversas lutas que travam em conjunto na cidade para, assim, viabilizar as chances de ir ao segundo turno”. Ao lado do PCB, deve reverberar uma agenda de lutas unitárias, conectada com as demandas da juventude e dos trabalhadores e contará com a participação de movimentos sociais e organizações políticas de esquerda ainda não oficializadas.

PHS
Também no domingo, o PHS oficializa o nome do deputado Tin Gomes à Prefeitura. Ele terá o apoio do PRP e do PMN. O evento ocorrerá no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, a partir das 9 horas. Como outras legendas, o nome do vice será conhecido durante o evento. Chegou a circular nos bastidores que o nome seria Adriana Pedrosa, mãe do deputado estadual Bruno Pedrosa. Mas, a informação não foi confirmado por Tin. Na ocasião, será homologada a chapa proporcionais, além de outras deliberações da chapa.

PSB
Heitor Ferrér tem o apoio da Rede Sustentabilidade, que indicou Dimas Oliveira para vice na chapa. A convenção será na quadra da Faculdade Ari de Sá, na avenida Heráclito Graça, a partir das 9 horas. Lideranças nacionais do PSB apostam na candidatura do parlamentar avaliando que “o atual cenário de desgaste do meio político favorece o partido na corrida às eleições de 2016”. Carlos Siqueira, presidente nacional da sigla, deve estar presente ao evento. A ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, é a liderança mais esperada.

Sábado
Já o deputado federal Ronaldo Martins fará convenção amanhã, dia 30, no Ginásio Poliesportivo Parangaba. Até o momento, o partido está a procura de um vice. Nos bastidores, circula a informação de que será lançada chapa pura. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e o deputado federal, e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Celso Rusomano (PRB-SP), são esperados para prestigiar o encontro político.

Advogada alerta para as regras eleitorais
A advogada eleitoral Isabel Mota, que já está acompanhando diversas convenções no interior do Estado, alerta para algumas regras a serem seguidas pelos partidos e candidatos. No caso das convenções para escolha de candidatos às eleições e formação de coligações, elas devem ser realizadas até 5 de agosto. Além disso, existem outras regras a serem seguidas. “As atas deverão ser lavradas em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral, publicadas em 24 horas em qualquer meio de Comunicação”, destaca Isabel.

A convenção partidária é a reunião dos filiados a um partido para a deliberação de assuntos de interesse da legenda e devem ser realizadas segundo as normas estatutárias do partido.
Segundo a advogada, o artigo 7º da Lei das Eleições determinas as normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações, que devem está estabelecidas no estatuto do partido. “Caso haja omissão do Estatuto, caberá à direção nacional do partido estabelecer as regras, publicando-as no Diário Oficial da União até 180 dias antes das eleições”, alertou.

Outras regras, segundo Isabel Mota, envolvem a permissão para o uso de prédios públicos para realização das convenções (artigo 8º, parágrafo 2º, da Lei 9.504). Isabel Mota lembra ainda que, esse ano, “em razão das alterações de prazo e da determinação de lavratura de ata em livro aberto pela Justiça Eleitoral, bem como da necessidade de publicação no prazo de 24 horas, a missão dos partidos é mais técnica, devendo as agremiações atentarem expressamente para as formalidades do ato convencional sob pena de causarem prejuízos aos registros dos candidatos”.
Confira a agenda  de convenções  em Fortaleza
Dia 30 de julho (Sábado)
Convenção do PRB
Candidato a prefeito: Ronaldo Martins
Candidato (a) a vice: Não definido
Partidos da coligação: Chapa pura
Hora: a partir das 9 horas
Local: Ginásio Poliesportivo de Parangaba
Com a presença de: Marcelo Crivella (senador) e Celso Rusomano (deputado federal)

Dia 31 de julho (Domingo)
Convenção do PR
Candidato a prefeito: Capitão Wagner
Candidato (a) a vice: Não definido
Partidos da coligação: PR, PSDB, PMDB e Solidariedade
Hora: a partir das 8 horas
Local: Ginásio do Colégio Farias Brito, na Avenida Júlio Abreu, 284
Com a presença de: Tasso Jereissati (senador do PSDB) e Eunício Oliveira (senador PMDB)
Convenção do Psol
Candidato a prefeito: João Alfredo
Candidato (a) a vice: Raquel Lima (PCB)
Partidos da coligação: Psol e PCB
Hora: a partir das 9 horas
Local: Sede do partido, na Avenida do Imperador, 1.397
Com a presença de: Chico Alencar (deputado federal pelo PSol)

Convenção do PHS
Candidato a prefeito: Tin Gomes
Candidato (a) a vice: Não definido
Partidos da coligação: PHS, PMN e PRP
Hora: a partir das 9 horas
Local: Ginásio Poliesportivo de Parangaba
Com a presença de: lideranças locais

Convenção do PSB
Candidato a prefeito: Heitor Férrer
Candidato (a) a vice: Dimas Oliveira (Rede)
Partidos da coligação: PSB e Rede Sustentabilidade
Hora: a partir das 9 horas
Local: Quadra da Faculdade Ari de Sá, na Avenida Heráclito Graça, 826
Com a presença de: Marina Silva (Rede, ex-senadora) e Carlos Siqueira (PSB)

POSTADA POR GOMES SILVEIRA 
COM INFORMAÇÕES DO O ESTADO
FONES = 88 9 - 98602540 Tim – 88 9 - 92026830 Claro – 88 9 - 34121595 Fixo .JORNAL CENTRAL QUIXADÁ. NO WHATS APP 88 - 9 - 963311

Nenhum comentário:

Postar um comentário