ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
TELEFONES : 88 98602540,88 988820918 / 88 34121595

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

POLITICA - Presidente do Senado, Eunício dá recado a STf

Eleito presidente do Senado nessa quarta-feira (1º) por 61 dos 81 colegas, Eunício Oliveira (PMDB-CE) usou seu discurso de apresentação para enviar recados enfáticos a cada um dos três Poderes.
Ao Congresso, assegurou que atuará como uma espécie de embaixador dos políticos. Ao governo Michel Temer, prometeu parceria na aprovação de reformas e unidade para superar a crise.
A única mensagem dura foi feita de maneira velada e endereçada ao Judiciário. Sem citar o Supremo Tribunal Federal ou a Operação Lava Jato, Eunício prometeu “ser firme, duro e líder quando um Poder parecer se levantar contra outro Poder”. O senador cearense foi alçado ao comando do Senado com base em uma aliança com seu antecessor no posto, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que agora será líder do PMDB. “Foi o caminho da tradição que me trouxe até aqui”, afirmou. “Não navegarei sozinho e não deixarei nosso barco à deriva.”
Eunício citou o combate à corrupção em apenas uma ocasião durante sua fala. Disse que atuaria para que o Senado “não perca a corrente contemporânea da luta contra a corrupção”. Em seguida, porém, ressaltou a necessidade do respeito à separação entre os Poderes. Renan foi um crítico do que chamou por vezes de usurpação de prerrogativas do Congresso e abusos do Judiciário. Ao se apresentar ao plenário, Eunício sinalizou que pretende adotar a mesma linha.
Tanto ele como Renan foram citados por delatores da Lava Jato. Renan responde a oito inquéritos no esteio da investigação. Eunício não é alvo de abertura de inquérito, mas é acusado de ter recebido dinheiro ilícito para a campanha e de ter negociado mudanças em medidas provisórias com a Odebrecht. Em seu discurso de despedida, Renan defendeu a investigação, mas cobrou “transparência”. “É preciso que se derrube o sigilo para que a população não seja manipulada, que é infelizmente o que tem acontecido.”

Foi uma referência à delação da Odebrecht, homologada pela presidente do STF, Cármen Lúcia, mas mantida sob sigilo por decisão dela.

A Lava Jato e suas implicações estão hoje no centro das preocupações do Congresso, do PMDB e do governo Temer.

A proeminência da operação, por exemplo, deu peso à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que tem entre as atribuições a missão de sabatinar tanto nomes indicados ao Supremo como o procurador-geral da República.

Com a morte do ministro Teori Zavascki, são fortes as movimentações de bastidor no PMDB para emplacar no STF um nome que não seja “avesso à política”, mas sim “palatável à CCJ e ao Senado”. Nesse cenário, ganhou força dentro da bancada uma articulação para fazer de Edison Lobão (PMDB-MA) o presidente deste colegiado. A indicação não é consenso no partido. Lobão é um dos políticos do PMDB citado por mais de um delator como recebedor de propinas.
Câmara

Atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o favorito para eleição desta quinta-feira (2). Ele conta com apoio oficial de 13 partidos, que somam 70% da Casa. Parlamentares não descartam que a eleição seja resolvida em segundo turno. Jovair Arantes (PTB-GO), Rogério Rosso (PSD-DF), André Figueiredo (PDT-CE) e Julio Delgado (PSB-MG) uniram-se contra o deputado do DEM. O PSOL lançou Luiza Erundina (SP).


COM INFORMAÇÕES O ESTADO
FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92.026.830 CLARO (88) -98602540 9 TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ . NO  QUE É WATSAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário