ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
TELEFONES : 88 98602540,88 988820918 / 88 34121595

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

POLITICA - Temer vai esperar CCJ para nomear ministro

O presidente Michel Temer vai esperar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ser formada no Senado para só
então indicar o novo ministro do Supremo Tribunal Federal. A estratégia foi traçada pelo Planalto para impedir que o nome a ser escolhido para a vaga do ministro Teori Zavascki seja alvo de críticas e corra o risco de ser rejeitado.
Cabe aos 27 integrantes da CCJ promover uma sabatina com o indicado pelo presidente para o Supremo, aprovando ou vetando a designação. O nome também passa pelo crivo do plenário do Senado. Temer já avisou a aliados que aguardará a composição da CCJ, nos próximos dias, para encaminhar o seu nome preferido ao Senado.

No Palácio do Planalto, o comentário é que tudo será feito para evitar que o “ungido” por Temer fique “na chuva” por muito tempo Na lista dos cotados figura o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão. O titular da Justiça, Alexandre de Moraes, também estava nessa relação.

Até agora, o presidente está mais propenso a nomear um integrante do STJ para o Supremo. A corte reivindica a vaga, sob a alegação de que Teori foi daquele tribunal. Além disso, se agir assim, Temer também terá o direito de escolher um outro nome para o STJ, o que é interessante para o governo.

O problema é que a disputa pela CCJ já provoca uj racha no PMDB. O novo l´pider da bancada, Renan Calheiros (AL), e o presidente da Casa, Eunício Oliveira, defendem candidatos diferentes.

A disputa pelo comando da comissão foi tamanha na semana passada que, apesar de os peemedebistas terem feito três reuniões, não houve consenso para a escolha do nome. Para evitar que a briga fosse a voto na bancada do PMDB, no mesmo dia da eleição de Eunício, a decisão adiada para esta semana, provavelmente amanhã.

Renan defende para o estratégico posto o nome de Edison Lobão (PMDB-MA), enquanto Eunício prefere Raimundo Lira (PMDB-PB), ex-presidente da própria CCJ e de perfil considerado discreto na Casa.
COM INFORMAÇÕES O POVO
FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92.026.830 CLARO (88) -98602540 9 TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ . NO  QUE É WATSAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário