quinta-feira, 16 de março de 2017

POLITICA - Maia poderá pautar anistia ao caixa 2

Após participar de reunião no Palácio do Planalto sobre reforma política, o presidente da Câmara,
Rodrigo Maia afirmou que pode colocar para votar um projeto de anistia à prática de caixa 2, desde que a proposta seja discutida de maneira transparente com a sociedade. “Qualquer tema
pode ser pautado, não tenho objeção a nenhum tema, contanto que ele seja feito com nome, sobrenome e endereço fixo. Eu acho que essa é a questão que falta neste debate”, disse.
Na sessão de terça-feira, 14, Maia foi cobrado por deputados a se posicionar contra a matéria. Desde o ano passado, diante das novas revelações das delações da Odebrecht na Operação Lava Jato, parlamentares vêm tentando aprovar uma proposta que beneficie os políticos que utilizaram dinheiro não contabilizado em campanha. Nenhum deputado, porém, assume a autoria da iniciativa.

Em meio aos avanços da Operação Lava Jato sobre políticos, lideranças partidárias também articulam para incluir no debate sobre a reforma política uma possível “blindagem” de doações eleitorais oficiais, o chamado caixa 1, e anistia para o caixa 2. As negociações avançaram após recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar réu o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A acusação era de de que os R$ 500 mil doados oficialmente pela construtora Queiroz Galvão a Raupp em 2010 seriam “propina disfarçada”.

Ontem, Maia se reuniu com o presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, e Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em nota conjunta, eles disseram que o debate para essa reforma não busca “apagar o passado”, mas “olhar com resolução para o futuro”. 

FONTE - O POVO
FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92026830 CLARO (88)9 -98602540  TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ . NO  QUE É WATSAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário