ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
TELEFONES : 88 98602540,88 988820918 / 88 34121595

terça-feira, 18 de abril de 2017

Ex-secretária afirma ter sido pressionada por cargos na gestão Bismarck

ex-secretária de Educação de Aracati, Sofia Lerche, afirmou, através de artigo publicado nesta segunda-feira (17) no jornal O Povo, ter sido pressionada na gestão do prefeito Bismarck Maia (PTB) por cargos em escolas públicas do município. “Tudo é objeto de negociação na dança das cadeiras e dos interesses reinantes no poder local. A educação, pelo elevado percentual de recursos aplicados em pessoal, transporte, merenda, livro didático, manutenção de rede física e outros serviços, é alvo preferencial dessas investidas”.
“Em minha breve experiência como secretária da Educação de Aracati, pude perceber com clareza a força desses pequenos interesses. Bilhetinhos chegavam às minhas mãos por vias e circunstâncias as mais diversas. Umas, com mais formalidade, a exemplo de currículos sorrateiramente apresentados depois de audiências; outras, de forma acintosa, como quando fui surpreendida pelo servidor de um órgão público da cidade que, em afã de caça às bruxas, insistiu em indicar nomes que, a seu juízo, deveriam ser afastados de uma dada escola“.
Desmanche da gestão Bismarck
Em pouco mais de três meses à frente da Prefeitura de Aracati, a gestão de Bismarck passou por forte desgaste e sofre com a debandada do secretariadoCinco membros do alto escalão do prefeito já abandonaram os cargos por discordarem do gestor. Além de Sofia, já abandonaram o barco Kátia Freire (Fundo Municipal de Seguridade Social), César Wagner (Secretaria de Segurança), Claudia Leitão (Turismo e Cultura) e Mauro Oliveira (Ciência e Tecnologia).
Confira o artigo na íntegra
Sofia Lerche Vieira: “Os outros donos do poder”
Em minha experiência como secretária da Educação de Aracati, pude perceber a força desses pequenos interesses

Em Os donos do poder, Raymundo Faoro constrói um magistral retrato das origens de um dos maiores males da sociedade brasileira – o clientelismo. As ideias desse clássico da literatura da Ciência Política permanecem atuais e contribuem para aguçar a compreensão deste combalido país de tantos desmandos e descompromisso com a esfera pública.
Por maior que seja a expectativa de fazer diferente, a forte presença deste elemento do conservadorismo é ainda arraigada no âmbito municipal. De uma maneira geral, os pequenos interesses perpassam o cotidiano da vida no território. Terminadas as eleições, a partilha começa e se prolonga pelo curso da nova gestão. O curioso é que não são apenas os tradicionais donos do poder político, as famílias e grupos mais abastados, que estão em busca de favores para seus afilhados. Há, de fato, outros donos. O clientelismo aflora tanto entre políticos próximos do(s) partido(s) vencedor(es) quanto entre os representantes do aparentemente interminável séquito de cabos eleitorais que se dizem amigos de infância ou parentes do prefeito.
Em minha breve experiência como secretária da Educação de Aracati, pude perceber com clareza a força desses pequenos interesses. Bilhetinhos chegavam às minhas mãos por vias e circunstâncias as mais diversas. Umas, com mais formalidade, a exemplo de currículos sorrateiramente apresentados depois de audiências; outras, de forma acintosa, como quando fui surpreendida pelo servidor de um órgão público da cidade que, em afã de caça às bruxas, insistiu em indicar nomes que, a seu juízo, deveriam ser afastados de uma dada escola.
Vigias, merendeiras, professores, diretores e tantos outros que compõem a força de trabalho da área são o alvo preferencial de barganha. Mas, em verdade, tudo é objeto de negociação na dança das cadeiras e dos interesses reinantes no poder local. A educação, pelo elevado percentual de recursos aplicados em pessoal, transporte, merenda, livro didático, manutenção de rede física e outros serviços, é alvo preferencial dessas investidas. É o botim, do qual todos querem um quinhão. Assim, não é demais repetir algo já dito em artigo anterior: se no município estão os problemas; estão também as soluções. A permanência do clientelismo é um ônus excessivamente pesado, constituindo obstáculo ao imperativo de renovação das práticas de gestão pública e melhoria efetiva dos serviços prestados ao cidadão.
Sofia Lerche Vieira
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece. Pesquisadora do CNPq



FONTE - CEARÁ NEWS
FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92026830 CLARO (88)9 -98602540  TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ WATSAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário