sexta-feira, 9 de junho de 2017

Competência e transparência. Essas são características evidentes na gestão da saúde de Quixadá

Nesta última quinta-feira, 08/06, a secretária de saúde de Quixadá, Juliana Câmara, esteve no legislativo municipal realizando a prestação de contas quadrimestral obrigatória da pasta na qual é responsável.Juliana discorreu em pouco mais de uma hora sobre a situação de calamidade que encontrou um dos setores mais importantes do município. Na oportunidade, também apresentou as intervenções realizadas para fazer o serviço funcionar e garantir que a população pudesse voltar a acreditar no sistema único de saúde em Quixadá.
Toda a frota de veículos destruída, unidades básicas de saúde abandonadas, equipes da saúde da família desfalcadas, equipamentos quebrados ou que sumiram na gestão passada. Essa era a realidade!
Para organizar a casa, Juliana destacou que os desafios foram e continuam sendo muitos. A sede da secretaria foi alocada no Hospital Municipal Dr Eudásio Barroso, onde estavam concentrados os principais problemas. A secretaria entregou todos os prédios alugados e fez uma economia mensal de mais de 11 mil reais.
Várias obras de unidades básicas de saúde estavam paralisadas a meses, segundo a secretária, uma das primeiras iniciativas foi fazer um laudo da situação das obras e retomar todas as reformas e obras da secretaria.
A apresentação foi tão esclarecedora que a sabatina parlamentar se transformou em uma sessão de elogios à secretaria e sua equipe, salvo as reivindicações naturais que foram apresentadas.
O vereador Ticão destacou as dificuldades encontradas. “A melhora é notória secretária, em comparação a que vossa excelência recebeu, a diferença é grande.” Destacou o vereador.
Neto do Custódio foi enfático ao dizer que uma parcela da imprensa é irresponsável em não reconhecer os avanços até aqui. “Não venham me dizer que não se teve melhora. Eu sou testemunha. Na gestão passada não tinha programa saúde da família nas comunidades porque não tinha carro pra levar os profissionais. Isso é dor de cotovelo de parte da imprensa de Quixadá, derrotada nas últimas eleições.”
Já Guto da Glaudiesel, liderança da região do Riacho Verde, reiterou a relação de companheirismo que existe entre os profissionais da saúde. Guto destacou que o prefeito Ilário fez em 5 meses o que não foi feito em 4 anos pela gestão anterior. “Não é passe de mágica é competência do gestor e toda sua equipe.”
O vereador da oposição, Cabo Marlim, afirmou que está no parlamento para ajudar, não para criticar. O parlamentar foi enfático quando disse: “a gente sabe que são só cinco meses de gestão. Foi feito muita coisa? Foi!  Tem que fazer muito mais? Tem! E nós sabemos que vai ser feito, pois se não for feito iremos cobrar.”
Luiz do Hospital iniciou sua intervenção afirmando que “na saúde não existe dinheiro para atender todas as demandas. Todo mundo sabe. O município já está com quase 40% de investimento .” O vereador tratou sobre a obrigação do município que é de 15% e o município já supera o valor obrigatório mínimo.
Darlan reiterou os elogios e se colocou a disposição para colaborar no que for possível. “Venho acompanhando o trabalho da secretária Juliana. Assim como toda a gestão, os processos são democráticos e é notório as conquistas até aqui.”
O vereador Cezar Augusto subiu a tribuna destacando que o problema da saúde está diretamente relacionado a competência. Segundo ele, o que houve nas gestões passadas foi falta de competência e hoje as coisas começam a caminhar bem. “Fiquei surpreso com a jovialidade da secretária, mais surpreso fiquei com a competência dela e de sua equipe. As coisas mudaram. As pessoas se automedicavam no passado. Não confiavam no sistema. Hoje não existe mais isso. As pessoas vão certas que serão atendidas nas unidades de saúde. ” Reinterou.
O presidente da câmara, Ivan Benício, também destacou os avanços, mas centrou sua fala nas perspectivas para o futuro. “Os resultados já podem ser vistos, mas minha certeza é que em pouco tempo seremos referência no que diz respeito a saúde.”
Juliana respondeu todos os questionamentos e encerrou a audiência com informações complementares.
Estavam presentes conselheiros de saúde, coordenadores de setor da secretaria e populares.

FONTE - QUIXADÁ INFORMA
FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92026830 CLARO (88)9 -98602540  TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ WAT SAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário