segunda-feira, 26 de junho de 2017

Moradores da zona rural de Quixadá terão coleta domiciliar de lixo

O distrito de Juá, na zona rural de Quixadá, será a primeira comunidade rural deste Município a contar com coleta de lixo domiciliar.
A divulgação foi feita pela secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) deste Município. O início do serviço atende reivindicação dos moradores em razão dos transtornos causados pelo lixão implantado naquela localidade.Após a avaliação de técnicos da Seduma a alternativa encontrada foi a remoção dos resíduos sólidos produzidos na vila de Juá até o lixão situado na periferia de Quixadá. O deslocamento é de aproximadamente 20Km, todavia, o local para armazenamento do lixo da localidade nos últimos anos foi improvisado. A falta de controle estava começando a prejudicar os moradores.
A assessoria da prefeitura de Quixadá informou que a nova gestão também trabalha na avaliação da formação doconsórcio para a criação do aterro sanitário regional. O projeto de criação do sistema consorciado com implantação do aterro foi anunciado em julho de 2010, quando Joaquim Neto era o titular da Seduma. O esforço do ex-secretário foi em vão. Passados sete anos o consórcio ainda não foi formado.
atual prefeito de Quixadá, Ilário Marques, pretende desativar o lixão da cidade, próximo de áreas residenciais e do aeroporto da cidade. O novo local ainda não foi definido, todavia será numa área isolada, inclusive distante de mananciais, como rios e riachos e também de açudes. Com a criação do aterro sanitário, além de garantir a preservação ambiental será implantada a coleta seletiva para reciclagem do lixo, reduzindo o impacto ambiental negativo.
Praticamente há um ano, no dia 21 de junho, um incêndio no lixão de Quixadá formou uma cortina de fumaça na BR-122 causando um grave acidente entre caminhões.


FONTE - DN
FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92026830 CLARO (88)9 -98602540  TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ WAT SAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário