quinta-feira, 13 de julho de 2017

Condenação de Lula repercute entre cearenses

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma ação penal que envolve o caso do triplex em Guarujá repercutiu entre os parlamentares
cearenses. Enquanto aliados expressaram apoio ao petista, opositores afirmaram que a sentença demonstra seriedade as ações de combate à corrupção.
O ex-presidente da República foi condenado a nove anos e seis meses pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância. O magistrado da 13ª Vara Federal de Curitiba determinou que Lula poderá recorrer da sentença em liberdade. Moro chegou a escrever em sua decisão que “caberia cogitar a decretação da prisão preventiva”, mas a “prudência recomenda que se aguarde o julgamento”, pois a prisão de um ex-presidente envolveria “certos traumas”.
A deputada federal Luizianne Lins (PT) usou as redes sociais para criticar a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ação penal que envolve o caso do triplex em Guarujá. “Uma decisão política, baseada em supostas convicções e sem provas. Nossa indignação e repúdio à decisão do juiz de primeira instância Sérgio Moro”, publicou. Em seguida, a parlamentar criticou Sérgio Moro, afirmando que o mesmo “nunca se comportou como juiz”. E disse esperar que “a segunda instância haverá de reverter essa decisão, para o bem da república. Enquanto isso, não nos calaremos!”.
Já o deputado José Guimarães expressou solidariedade ao correligionário e ressaltou que a condenação foi “extremamente política e como tal deve ser denunciada”. “Este é o momento de mobilizar o país em defesa de Lula, da democracia e do estado de direito. Qualquer tentativa de tirar o ex-presidente da disputa eleitoral de 2018 é um duro golpe na democracia, tendo em vista que ele lidera todas as pesquisas de intenção de votos. Lula é inocente e nele eu confio!”, disse o parlamentar.

Quem também saiu em defesa de Lula foi o deputado Chico Lopes (PCdoB), salientando que a sentença contra o ex-presidente visa “apenas atacar a esquerda e influenciar nas eleições de 2018”. “O povo sabe claramente o que está acontecendo, sabe que não há nenhuma prova, nenhum crime cometido pelo ex-presidente Lula. Só tanto tempo depois de Lula sair do governo é que eles vêm com essa conversa? Justamente agora? Com pretexto de apartamento que Lula já provou que nunca foi dele? Que tipo de Justiça é essa?”, questionou Chico Lopes.
Missão
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) disse que “a missão do Judiciário é fazer justiça” e que a condenação do ex-presidente mostra a seriedade das ações de combate à corrupção. “No momento em que o Brasil está sendo passado a limpo, através das ações da Receita Federal, do Ministério Público e da Polícia Federal, é de suma importância termos clareza e transparência nas ações. Nós temos acompanhado que o ex-presidente Lula tinha tido algumas malversações de recursos quando na Presidência da República chegou a esse ponto de ser solicitada a sua prisão”, destacou o tucano.
O parlamentar também disse que a punição não deve ser restrita ao ex-presidente. “O fato é que, não somente ele, como outros que utilizaram mal o recurso público, vão ter essa penalidade. Nada mais é do que a justiça, fazendo a justiça. É isso que o povo brasileiro deseja. Um País democrático, fortalecido, com os poderes trabalhando independentemente e harmônicos”, concluiu.

Silêncio
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), não quis comentar a decisão do juiz Sérgio Moro. “Não vou falar sobre isso, não vou comentar sobre decisão judicial”, disse ele à imprensa no Senado.


Executivas do PT no Ceará criticam condenação
Reunidos na tarde de ontem, os presidente do PT Fortaleza, vereador Acrísio Sena, e da sigla no âmbito estadual, De Assis Diniz, discutiram a condenação do ex-presidente Lula pelo juiz Sérgio Moro e definiram que a legenda articulará manifestações com os movimentos populares e com partidos aliados em defesa do ex-presidente.
Segundo Acrísio, a decisão “deixa clara a seletividade com a qual o juiz Sérgio Moro vem atuando, agindo duramente contra petistas e distribuindo sorrisos e abraços para tucanos, como Aécio, por exemplo”, frisou ele, anunciando futuras mobilizações. “O povo não vai parar, nem desistir. Trata-se somente de mais uma tentativa de impedir a candidatura do maior presidente da história do Brasil. Vamos ocupar as ruas com os movimentos sociais, continuar a luta contra as reformas neoliberais, pelo fora Temer e pelas Diretas Já! Lula, eu confio!”, acrescentou.



FONTE :O ESTADO

FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92026830 CLARO (88)9 -98602540  TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ WAT SAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário