ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
TELEFONES : 88 98602540,88 988820918 / 88 34121595

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

‘Ao reduzir desigualdade, Lula faz jus à honraria máxima’, diz reitor da Uneal

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) tem 90% de suas ações concentradas
no interior do estado, onde estão as maiores discrepâncias sociais, econômicas, educacionais e de acesso ao conhecimento. Nos últimos anos, a instituição estadual conseguiu avançar nessa direção, ampliando sua presença ao beneficiar populações mais pobres, de indígenas e negras, por meio de programas de ensino, pesquisa e extensão que tem entre outras funções sociais a preparação de cidadãos críticos para o exercício da cidadania
Muitos dos passos largos da universidade vinculada ao governo de um dos estados mais pobres da federação foram permitidos com recursos vindos do governo federal a partir dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A universidade é uma das quatro instituições federais de ensino superior por onde o ex-presidente ira passar com sua caravana "Lula pelo Brasil" – que tem início nesta quinta (17) em Salvador e percorrerá de ônibus os nove estados do Nordeste, até 5 de setembro.
"Todos esses investimentos no governo do ex-presidente Lula, muitos continuados pela presidenta Dilma, que contribuíram para a elevação dos indicadores de qualidade de vida do povo, que teve mais acesso à educação, formação e profissionalização em nível superior, foram os elementos para que a comunidade entendesse que o ex-presidente faz jus a essa titulação. Enfim, todos esses atributos, todos esses avanços, no campo do pequeno, do trabalhador, justificam a outorga do título de Doutor Honoris Causa", conta o reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa.
De acordo com o reitor, os investimentos do governo Lula no ensino superior foram a mola propulsora do desenvolvimento e do crescimento da universidade. "A gente conseguiu atrair para cá muitos recursos e impactar positivamente na vida das pessoas. Formamos a primeira turma de professores indígenas do estado, a primeira turma de professores do campo e as lideranças do movimento organizado da terra com financiamento do governo federal”, conta. “A gente chegou a realizar o projeto do Xangô Rezado Alto, discutindo a questão da nossa negritude, da negritude alagoana, do combate ao preconceito racial e à discriminação. Então a gente, de fato, assumiu esse protagonismo e abocanhou esses recursos gerando oportunidades, empregos, renda.”
A solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente será no próximo dia 23. Lula não é o primeiro a receber a honraria da universidade, mas sua aprovação causou polêmica. Jairo Costa chegou a ser ameaçado de morte logo que anunciou a titulação e esteve no centro de reportagens da mídia comercial, que distorceram a iniciativa, chegando a insinuar que havia ali interesses políticos.
O processo para aprovação da outorga começou em 2011, logo após o fim do segundo mandato do ex-presidente, e tramitou em todas as instâncias do Conselho Universitário. "Ninguém dá título 'honoris causa' em grande quantidade porque é uma honraria máxima, e isso passa por todo um procedimento administrativo de arguição, de defesa e de esclarecimento, e o processo foi aprovado por unanimidade", explica. "Era um momento em que o presidente recebia títulos em diversas universidades no país e no mundo".
O conselho é formado por 50 membros, envolvendo professores, estudantes e representantes da sociedade civil. 
Conforme o reitor, a tônica do trabalho na Uneal tem sido elevar o nível de engajamento social por meio de políticas com a participação das comunidades que ao longo da história ficaram "acéfalas" em relação a políticas públicas.
"É óbvio que quando a gente assume esse desafio publicamente, enquanto missão institucional, à medida que consegue angariar alguns louros positivos em alguns segmentos da sociedade consegue também atrair ódio de pessoas que não se sentem representadas, de pessoas preconceituosas, que não entendem a necessidade de o conhecimento ser colocado, ser posto de maneira irrestrita a todos os cidadãos brasileiros", diz.
A solenidade será no próximo dia 23, às 8h, no Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca.
Caravana pelo Nordeste

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa por Salvador, no próximo dia 17, a caravana “Lula pelo Brasil”. O roteiro de viagens de Lula pelos nove estados do Nordeste está previsto para se encerrar no dia 5 de setembro, no Maranhão. O objetivo, segundo os organizadores, é verificar “mudanças que ocorreram na região durante os governos do PT e os desafios atuais da região”. 

Em Salvador, o ex-presidente participa de mais um ato de lançamento do livro Comentários a uma Sentença anunciada – O Processo Lula, já lançado em eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na sexta-feira (18), recebe título de Doutor Honoris Causa, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Cruz das Almas, às 10h, e vai ao Festival da Juventude, na mesma cidade, às 15h. 

No mesmo dia, em São Francisco do Conde, Lula será patrono na colação de grau de estudantes da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), às 19h. 

No sábado (19), a caravana para em Feira de Santana, onde participa de atos em defesa de políticas públicas para o semiárido e Agricultura Familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de cisternas.



FONTE :;REDE BRASIL ATUAL
FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92026830 CLARO (88)9 -98602540  TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ WAT SAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário