ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
TELEFONES : 88 98602540,88 988820918 / 88 34121595

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Parceria com agricultores familiares faz Quixadá ter uma das melhores merendas escolares do Ceará

Tão recentemente quanto no ano de 2016, os estudantes da rede pública municipal de ensino em Quixadá, no Sertão Central do Ceará, eram dispensados às 9 horas, no período matutino, ou às 15 horas, no período vespertino. Isto acontecia para que as crianças não passassem fome. Nem sequer havia merenda escolar. Quando havia, o cardápio
era pobre, de baixa qualidade. Para muitos destes pequeninos, a fome acompanhava o retorno para casa.
Como resultado de assistir aulas com a barriga roncando, o interesse das crianças em permanecer nas escolas e até dos pais despencou. Apesar dos esforços individuais de cada educador, a gestão pública não colaborava para mudar o quadro e acabou lançando Quixadá nas piores colocações nos rankings de avaliação do Estado do Ceará. Para boa parte da oposição política a atual administração, os problemas da educação começaram agora. As crianças e os pais, porém, conhecem a história verdadeira.
Alimentos prontos para serem servidos em escolas de Quixadá.
Responsabilidades à parte, o importante é que Quixadá começa a virar essa página triste de sua história. Hoje o município oferece às mais de 12 mil crianças e adolescentes da sua rede pública de ensino uma das melhores merendas escolares do Ceará.
Parceria entre secretaria de educação e profissionais da agricultura familiar garante boa alimentação.
A novidade é fruto de uma parceria exitosa entre Secretaria de Educação e trabalhadores da agricultura familiar. Por um lado, estes trabalhadores recebem incentivo para produzir e, por outro, o município abre suas portas para comprar e consumir a produção. O resultado é uma merenda escolar balanceada, que permite aos estudantes se alimentarem corretamente.
Além de arroz, feijão, macarrão, carnes, sucos e outras variedades, há também batata doce, macaxeira, jerimum, banana, goiaba, melancia, mamão, vários tipos de verduras e muito mais. Toda a preparação do cardápio é acompanhada por profissionais nutricionistas. “É ótimo, não é? Tomara que continue assim”, diz dona Maria Isabel, mãe de uma aluna.
A Secretária de Educação, Josênia França, afirma que a recuperação da educação quixadaense ainda vai levar tempo. “Primeiro estamos garantindo que as escolas sejam espaços acolhedores, onde as crianças se sintam bem e sejam tratadas com a dignidade que merecem”, ela afirma. Revela, ademais, que o município vai adquirir nos próximos meses mais de 20 cozinhas novas. São fogões, batedeiras, panelas, liquidificadores, freezeres e outros equipamentos, todos de tamanho industrial, para que os alimentos sejam preparados com qualidade.
Preparação de alimentos em escola de Quixadá.
Típica refeição servida a alunos de Quixadá.
Com as crianças sem fome na escola, Quixadá deixou de dar a elas um tratamento desumano. Um grande passo para novas conquistas.



Blog Central Quixadá é o blog oficial do Radialista Gomes Silveira no Sertão Central do Ceará. Participe através do telefone e whats app (88) 9 98602540 Email : centralquixada@gmail.com / centraldenoticias@bol.com.br
FONTE :DIÁRIO DE QUIXADÁ
Postado por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário