CONSTRUTOP QUIXADÁ

CONSTRUTOP QUIXADÁ
TELEFONES : 88 3412 0322

quinta-feira, 13 de junho de 2024

MATÉRIA ESPECIAL - "pensa que sou banco?":caso sofrido por ex-mulher do prefeito de Quixadá é violência psicológica e atingiu mais de 12 mil mulheres,diz CNJ

Nos últimos dias, um episódio lamentável se tornou assunto principal entre os quixadaenses: o atraso da pensão da própria filha, realizado pelo alcaide do município, prefeito Ricardo Silveira (PSD) nos últimos 5 anos expôs que, além da questão financeira, as violências simbólicas e psicológicas estão nas atitudes e podem partir de qualquer um de prefeito e médico respeitado, até desempregados.

O caso exposto pela ex-mulher do gestor, disponível para o público pelo processo aberto na justiça cearense, relata não apenas o atraso, mas a forma como ela era tratada. Em dado momento, reclamando apenas o que era direito de sua filha, a vítima recebe uma resposta atravessada do médico: "você pensa que eu sou banco?". 

O ato caracteriza violências patrimonial e psicológica contra a mulher, aponta matérias do portal JusBrasil. Segundo o prognóstico, "o dinheiro que o genitor deixa de pagar para contribuir de forma justa com as despesas do filho, NÃO pertence a ele. 

É dinheiro do filho. Se ele não paga, há uma apropriação indevida e criminosa do valor."

Além disso, de acordo com o portal, o pai que dispõe de recursos econômicos por vezes e adota subterfúgios para não pagar a pensão, retém e se apropria de valores destinados à subsistência dos alimentandos, pratica violência psicológica, moral e patrimonial contra a mãe dos filhos. 

O Conselho Nacional de Justiça, CNJ, aponta que até setembro de 2023, tramitavam, em todo o Brasil, quase 12 mil processos de violência psicológica -essa é uma das mais sutis e devastadoras agressões cometidas, pois sem marcas físicas visíveis, se instala lentamente.

Em alguns casos, leva tempo para a mulher se perceber como vítima. Ainda de acordo com o CNJ, uma das grandes inovações da Lei Maria da Penha foi a inclusão dos tipos de violência e suas definições. 

O artigo 7º, inciso II, da Lei esclarece que qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões configura violência psicológica.



Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central  Quixadá.

SUGESTÃO DE PAUTA? FALE COM A GENTE PELO WhatsApp do Central Quixadá

88 998602540 / 988820918 / 88 34121595JORNAL CENTRAL QUIXADÁ É O BLOG OFICIAL DO RADIALISTA GOMES SILVEIRA NO SERTÃO CENTRAL. PARTICIPE ATRAVÉS DO TELEFONE E WHATS APP - TELEFONE TIM (88)998602540 88 988820918 OI EMAIL - CENTRALQUIXADA@GMAIL.COM


POSTADA POR GOMES SILVEIRA

FONTE :INFORDIGITALOFICIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário