terça-feira, 22 de abril de 2014

POLITICA - PSDB lança pré-candidatura de Aécio e marca convenção para 14 de junho

O senador Aécio Neves, após o encontro com dirigentes regionais do partido (Foto: Priscilla Mendes/G1) O PSDB lançou nesta terça-feira (22) a pré-candidatura do senador Aécio Neves (MG) para concorrer à Presidência da República pelo partido. A legenda marcou para 14 de junho a convenção nacional que irá oficializar o nome do senador para a disputa ao Planalto.

"Houve uma indicação

do meu nome. Essa é e deverá ser sempre uma construção coletiva em favor do Brasil e do partido e não me faltara determinação e coragem para a presentar uma  agenda nova aos brasileiros, em que ética e coerência podem caminhar junto", disse Aécio.

Aécio Neves participou nesta terça-feira de evento do partido, em Brasília, para discutir em que estados o PSDB lançará candidatos próprios aos governos estaduais e onde dará apoio a outros partidos e lançando candidatos a vice-governador ou senador. As chapas só serão oficializadas em junho, quando os partidos realizam convenções para registrar as candidaturas.

"Definimos pela data de 14 de junho a partir das 10h a convenção nacional do PSDB que vai definir a candidatura oficial do partido. É uma decisão consensual do partido e uma homenagem ao governador Alckmin e a importância de são Paulo para a configuração política", disse Aécio.

O nome do pré-candidato do partido que irá disputar ao lado de Aécio a presidência da República ainda não foi definido. O senador mineiro afirmou não ter "pressa" para a definição.

"Temos até o tempo da convenção, temos muitos nomes muito qualificados. Todos estão colocando o interesse da candidatura como a questão mais relevante. Não estão exigindo. Expectativas podem existir, mas todos que conversam comigo falam: resolva da forma que garanta a vitória. (...) Não tenho pressa para resolver isso, vamos permitir que essa decisão seja natural, as decisões naturais trazem melhores resultados", disse Aécio.

Questionado sobre as demais pré-candidaturas que contam com mulheres, o senador afirmou que se uma mulher for a pré-candidata do partido à vice-presidência, será "mais agradável".

"Não farei uma campanha centrada nessa questão de gênero. Nós temos que ter é propostas para as mulheres. Se puder ser uma mulher, tudo bem, ficará até mais agradável o convívio, mas não coloco essa questão do gênero como central", disse.

"Não há nenhum partido que tenha hoje palanque tão expressivo como o PSDB, temos candidaturas expressivas em 80% dos estados. Estamos absolutamente felizes com a construção. Nesses meses de abril e maio essa era nossa prioridade, que é a consolidação do nosso palanque. Teremos um exercito de companheiros do PSDB e de partidos aliados em todos os estados", completou.

No evento, o partido confirmou que o ex-senador Tasso Jereissati será o candidato ao Senado pelo Ceará. Além disso, o partido informou que irá apoiar Roberto Pessoa (PR) na disputa pelo governo estadual.

Apoio do partido
O PSDB divulgou nesta terça carta na qual manifestou apoio à pré-candidatura de Aécio Neves. O documento informou que representantes de todas as direções estaduais da legenda manifestaram "unanimemente confiança na liderança" do tucano.

"Propomos que a Comissão Executiva Nacional o submeta à convenção nacional, como nosso candidato à Presidência da República", declarou o partido.

Alianças regionais
Segundo o senador, o Rio de Janeiro é um dos estados onde a aliança tucana ainda não está definida. A jornalistas, Aécio afirmou que as conversas com César Maia (DEM) têm sido "extremamente maduras".

"Vamos retomar as conversas com o Cesar [Maia] para encontrar um palanque que seja positivo para o cenário nacional e garanta manutenção ou ampliação das nossas bancadas na Assembleia", disse Aécio.

No Rio Grande do Sul, afirmou o tucano, está "adiantada" possível aliança com a senadora Ana Amélia (PP), que concorrerá ao governo.





POSTADA:GOMES SILVEIRA
FONTE;G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário