sexta-feira, 18 de abril de 2014

Precipitações pluviométricas - Funceme registra chuvas em 60 municípios do Estado

Quixadá. A faixa litorânea oeste, a região do Vale do Jaguaribe, o Maciço de Baturité e ainda Quixadá, no Sertão Central, deverão ser banhadas pelas chuvas neste feriadão, segundo previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Nesta Sexta-Feira Santa, deverá chover em todas as regiões do Estado, mas as precipitações serão menos intensas e isoladas. Amanhã, o mesmo quadro deverá continuar.
No domingo, as precipitações deverão se concentrar no Centro-Norte do Ceará. Segundo a meteorologista Dayse Moraes, essas chuvas deverão ser favorecidas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Esse sistema não oscilará muito, mantendo-se, na maior parte do tempo, próxima ao Estado. Somente entre hoje e amanhã, a ZCIT se desloca, diminuindo a intensidade das chuvas, mas, no domingo, tende a aproximar-se novamente, favorecendo novas precipitações.
Seguirá atuando sobre o norte do Nordeste brasileiro favorecendo a ocorrência de chuvas no Centro-Norte do Ceará, principalmente entre a tarde e a noite, conforme explica a especialista.
Distribuição
Ontem, até o encerramento desta edição, a Funceme havia registrado precipitações em 60 municípios cearenses. As chuvas se espalharam por praticamente todas as regiões, excetuando-se o Vale do Jaguaribe.
Mesmo assim, foram bem reduzidas em relação à segunda quinzena de março e o início de abril. A maior chuva, 63mm, foi registrada na localidade de Riacho Vermelho, a cerca de 12Km do Centro de Iguatu, no Centro-Sul. A menor chuva foi no Perímetro Irrigado de Lima Campos, na planície do Rio Salgado, município de Icó.
No Sertão Central, grande parte da vegetação está mais verde, principalmente entre Quixeramobim e Senador Pompeu. Neste último município, o portal da Funceme não aponta registro de chuvas, todavia, segundo o radialista Walter Lima, todas as manhãs, nas últimas semanas, sempre tem chovido um pouco, suficiente até para alagar algumas avenidas.
Renovação hídrica
São apenas alguns minutos, mas o suficiente para refrescar e não causar estragos, apenas transtornos para motoristas, motociclistas e pedestres, em pontos isolados da cidade. "O Rio Banabuiú recebeu um bom volume de água", disse ele.
Mesmo assim, o quadro continua animador na maioria das regiões, apesar de boa parte dos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 99 dos 102, ainda continuem com nível inferior a 30%.
Segundo os Sindicatos de Trabalhadores Rurais, um bom número de barragens das pequenas propriedades e assentamentos já começou a acumular água.
O tempo continua nublado, com muitas nuvens carregadas, indicando chuvas. A cada dia aumenta a quantidade de áreas plantadas, principalmente com feijão e milho, explicaram líderes da categoria.


POSTADA;GOMES SILVEIRA
FONTE;DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário