quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

QUIXADÁ - Documentos do arquivo público de Quixadá são encontrados em estado de abandono

Quixadá. Uma montanha de papel armazenado sem condições de preservação. Foi desta maneira que a Prefeitura Municipal de Quixadá informou que recebeu, da gestão anterior, o arquivo público do Município.
De acordo com nota enviada à imprensa, os documentos estavam em um galpão em estado de abandono.
Pastas e mais pastas e documentos importantes e históricos estavam amontoados, rasgados e molhados em um galpão, totalmente expostos à ação do tempo. A maioria dos arquivos não apresenta condições de recuperação.
O acesso ao local pela gestão de Ilário Marques, novo prefeito de Quixadá, aconteceu na semana passada. A equipe registrou em imagens as condições dos arquivos. As fotos viralizaram na região.
Entre os arquivos, livros de 1910 estavam abandonados
Entre os arquivos, livros de 1910 estavam abandonados
Arquivos importantes datados de 1910, escritos ainda com a pena molhada com tinta sobre o papel amarelado, estavam entre as pilhas de pastas e documentos. A secretária de Administração, Maíra Marques, esteve no local e orientou que fosse realizado em caráter de urgência um trabalho de resgate e organização daquilo que pode ser salvo do arquivo, o que já está sendo executado por uma equipe de profissionais coordenados pela nova responsável do setor, Erinalda Martins.
“Não se sabe ao certo o tamanho do prejuízo causado por esse descaso, sobretudo, aos servidores públicos municipais e à memória do município, porém todos os esforços e dedicação serão no sentido de garantir o menor impacto possível. Essa é nossa história, não podemos permitir que situações assim se repitam,” destacou Maíra Marques.

COM INFORMAÇÕES DO DN
FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92.026.830 CLARO (88) -98602540 9 TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ . NO  QUE É WATSAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário