quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Transformada em bar, Gibiteca em Quixadá será devolvida às crianças do município como brinquedoteca

Inaugurada em 2006, a Gibiteca de Quixadá, localizada na Praça da Estação, já foi um dos pontos de cultura mais visitados do município.
Na época de sua criação, o prefeito Ilário Marques, que geria o município pela
terceira vez, doou centenas de gibis – muitos deles sabidamente valiosos para colecionadores -, que antes pertenceram a seu filho, Victor Marques. Além destes, outras centenas de exemplares foram doados por populares, transformando o lugar num espaço público de incentivo à leitura e que atraía muitas crianças ávidas para conhecer novos personagens de histórias em quadrinho. As escolas tinham programação de visitas à Gibiteca, administrada pela Secretaria de Educação.
Abandonada em 2010, Gibiteca caiu no esquecimento e deixou de receber as crianças.
Após 2010, porém, o projeto começou a ser desprezado e parou de funcionar. O local caiu no esquecimento e virou ponto de encontro para usuários de drogas. Em 2013, a Gibiteca voltou a ser tema de discussão em Quixadá, ganhando destaque até em noticiosos estaduais, como o Diário do Nordeste. É que a gestão do ex-prefeito João Hudson, em vez de planejar a retomada do projeto, deu fim às centenas de preciosos gibis e deu concessão a particulares para que o espaço fosse transformado num bar.
Gibiteca transformada num bar pela gestão João da Sapataria.
RECOMEÇO FELIZ
O final da história, no entanto, parece que será feliz. A gibiteca terá um recomeço muito bacana. É que a Prefeitura de Quixadá retomou novamente o controle do espaço e pretende devolvê-lo às crianças. O local passará a integrar a brinquedopraça, equipamento que vai ser instalado pelo Governo do Estado no âmbito do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite, com contrapartida de 20% do município. Segundo a prefeitura, a inauguração está inicialmente prevista para a semana da criança, em outubro. 
A Praça da Estação já recebeu adaptações para abrigar a brinquedopraça. Rampas especiais de acesso foram criadas, assim como uma plataforma onde funcionará um parquinho público. As famílias, que já voltaram a visitar a praça depois da melhoria na iluminação, devem ganhar ainda mais motivos para fazer deste um dos lugares mais agradáveis para passear com seus pequenos.
Veja fotos da recuperação da Gibiteca e as adaptações que a Praça da Estação está recebendo para acolher a brinquedopraça: 
Rampas de acesso foram instaladas na praça.
Prédio da antiga Gibiteca está sendo adaptado para integrar a brinquedopraça.
Prédio da antiga Gibiteca está sendo adaptado para integrar a brinquedopraça.
Plataforma na praça deve receber parquinho infantil.


FONTE:DIÁRIO DE QUIXADÁ

FONE: 34121595 FIXO - (88) 9-92026830 CLARO (88)9 -98602540  TIM
JORNAL CENTRAL  QUIXADÁ WAT SAPP 88 - 9 - 96331144
POSTADA  POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário