quinta-feira, 26 de abril de 2018

Mesmo com gestão ineficiente, Prefeito de Choró realiza mais uma “festa” com dinheiro público

Na pequena cidade de Choró, no Sertão Central cearense, os moradores estão tendo acesso integral aos serviços oferecidos na área da saúde pública, que vão desde atendimentos, medicamentos e exames básicos. Além disso todas as crianças estão nas escolas com
direito a transporte escolar e merenda de qualidade. Todas as estradas do município estão em excelente estado de conservação. #SQN (Hashtag “Só que não”). Pelo contrário, inúmeras são as reclamações dos choroenses em relação aos serviços que deveriam ser ofertados pela administração municipal, mesmo assim o prefeito Marcondes Jucá optou por realizar mais uma “festa” com o dinheiro público.
Acontece que um grupo de empresários realiza anualmente a “Festa do Trabalhador”, que estava programada para acontecer no dia 01 de maio, na ocasião além de shows artísticos e culturais, seriam sorteados brindes para as pessoas que participam do evento. Para a realização da festa não era alocado nenhum recurso público.
“A Festa do Trabalhador tem apoio de empresários e liderança comunitárias, este ano planejamos tudo com antecedência para oferecer o melhor para os trabalhadores. Entretanto o Excelentíssimo Senhor Prefeito, mesmo sabendo que o nosso evento já estava planejado e sendo divulgado, decidiu realizar um evento no mesmo dia” disse Cabeça de Choró, um dos organizadores da festa. Ele informou que a Festa do Trabalhador acontecerá no dia 12 de maio.
Numa clara forma de perseguição ao grupo realizador do evento, Marcondes Jucá resolveu que a prefeitura deveria, com recurso público, bancar uma festa no mesmo dia. De acordo com a divulgação da gestão, a programação consiste em apresentações de bandas de forró e bingo com sorteio de alguns eletrodomésticos. Ressalta-se que será a primeira vez que a gestão realiza esse evento.
Procurada para se manifestar sobre os gastos com esse evento a Prefeitura de Choró, através do procurador Jhonson Pinheiro, limitou-se a informar que para bancar as despesas da festa a administração municipal utilizou uma licitação, para realização de eventos, que já ocorreu. De acordo com o Portal da Transparência do TCE, essa licitação foi homologada no mês de setembro do ano passado e prevê gastos de aproximadamente R$ 650 mil com as despesas de bandas e estuturas para as festas que a prefeitura realizou e realizará desde aquela época.

Será se a população aprova a utilização de recursos públicos, ou seja, custeados pelos choroenses, para propiciar mais esse evento?Recursos públicos são escassos e tendem a se tornar cada vez mais, dada a trajetória crescente de gastos públicos, por isso, os cidadãos devem fiscalizar as contas dos administradores municipais e a execução das políticas públicas. Qualquer pessoa é capaz de exercer esse papel fiscalizador. O ponto de partida são os portais de transparência. São sites que oferecem tanto um catálogo das receitas e das despesas públicas quanto um canal de denúncia de desvios praticados por agentes públicos.




Jornal Central Quixadá é o blog oficial do Radialista Gomes Silveira no Sertão Central do Ceará. Participe através do telefone e whats app (88) 9 98602540 
FONTE :MONÓLITOS POST

Nenhum comentário:

Postar um comentário