sábado, 18 de agosto de 2012

Candidaturas - Juiz finaliza julgamento de registros na Capital

A disputa deste ano é a que apresenta maior quantidade de candidatos a vereador na história de Fortaleza

O juiz da 114ª zona eleitoral, Mário Parente Teófilo Neto, concluiu ontem os julgamentos de todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, em Fortaleza. A disputa eleitoral de 2012 é a que apresenta com maior quantidade de candidatos, para vereador, na história da cidade.

O juiz da 114ª zona eleitoral, Mário Parente, é o responsável pela decisão sobre todos os pedidos para registrar as candidaturas da cidade

Para as eleições deste ano, partidos e coligações apresentaram 1.197 pedidos de registro de candidatos, sendo 10 para prefeito, 10 para vice-prefeito e 1.177 para vereador. O sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ontem de manhã, indicava que apenas duas candidaturas a vereador, ambas apresentadas pelo Partido Progressista no último dia oito, aguardavam julgamento. A chefe do cartório da 114ª zona, Inelda Rocha, disse ao Diário do Nordeste que todos os processos de registro de candidatura já haviam sido julgados, e as informações seriam atualizadas no DivulgaCand.

Todos os candidatos a prefeito e vice-prefeito estão na situação "apto" a participar das eleições, sendo que os candidatos do PRTB para prefeito e vice tiveram o pedido de registro indeferido pelo juiz designado para julgar os registros de todos os candidatos na capital. Os candidatos recorreram e se tornaram aptos a participar da disputa. Os recursos já foram julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que manteve o indeferimento, mas novos recursos para o TSE asseguram aos candidatos o direito de permanecerem aptos a participarem da disputa até o trânsito em julgado dos recursos.

Para a disputa pelas 43 vagas da Câmara Municipal de Fortaleza, foram apresentados 1.177 pedidos de registro, sendo que 16 postulantes desistiram de concorrer e as renúncias foram homologadas pelo juiz Mário Parente. Consta que 1.008 pedidos de registro foram deferidos e 153 foram indeferidos, ou seja, foram negados. Entre os pedidos de registro indeferidos, 30 candidatos apresentaram recurso e estão na situação "apto indeferido com recurso".

Mesários
Até ontem ao meio dia o DivulgaCand indicava a existência de 14.609 pedidos de registro de candidaturas a cargos majoritários e proporcionais em todo o Estado do Ceará. Desse montante 94 processos ainda aguardavam julgamento, sendo seis de candidatos a prefeito, nove de candidatos a vice-prefeito e 79 de candidatos a vereador.

Os cartórios eleitorais de Fortaleza já expediram todas as cartas convocatórias dos mesários que vão trabalhar nas eleições deste ano. Em Fortaleza, serão instaladas 4.156 mesas receptoras de votos. Como cada mesa é composta por quatro membros, serão necessários 16.624 mesários para que todas funcionem conforme o planejado.

Na Capital, existem 4.306 seções eleitorais, mas 150 seções foram agregadas, reduzindo a quantidade de mesários a serem convocados e também o número de urnas eletrônicas porque quando há agregação de duas seções ambas funcionam com uma única mesa receptora de votos e apenas uma urna. Em Fortaleza, as seções eleitorais serão instaladas em 593 locais.

O eleitor convocado para mesário pode se recusar no caso de impedimento legal por parentesco com candidato ou por motivo de saúde ou gravidez. Os casos serão apreciados pelo juiz da zona na qual o eleitor está inscrito.
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Jornalcentralquixada@hotmail.com
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
 
Fones(88)96694755/81212265/34121595
 
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricúla 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Nenhum comentário:

Postar um comentário