sábado, 18 de agosto de 2012

Prefeitura - MP investiga empregos dados a parentes de Leonelzinho

O Portal da Transparência do TCM aponta pelo menos seis familiares do vereador Leonelzinho Alencar como servidores da Prefeitura de Fortaleza
Leonelzinho Alencar alega que dados do Portal da Transparência estão desatualizados

Uma denúncia de que pelo menos seis familiares do vereador de Fortaleza e
candidato à reeleição Leonelzinho Alencar (PTdoB) estariam empregados na Prefeitura da Capital levou o Ministério Público do Ceará a iniciar investigação sobre o caso. O pai do parlamentar, dois tios e três primas seriam os supostos beneficiados por cargos no Executivo.

Além disso, o próprio vereador estaria lotado na Secretaria Executiva Regional I e também no Fundo Municipal de Saúde, além de ocupar a cadeira na Câmara de Fortaleza, para a qual foi eleito em 2008. Os dados podem ser confirmados em consulta ao Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que ainda aponta outras curiosidades.

Entre as primas de Leonelzinho, duas constam em quatro funções diferentes, todas no Executivo Municipal. Outra peculiaridade: um dos tios do parlamentar permanece no mesmo cargo na Prefeitura desde março de 1982, quando a cidade era administrada pelo então prefeito Lúcio Alcântara. Daquele ano para hoje, sete novos prefeitos assumiram a gestão municipal, mas nada mudou para o tio do vereador, que segue lotado na Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) há exatos 30 anos.

Na tarde de ontem, O POVO ligou para o órgão à procura do servidor, mas foi informado de que o tio de Leonelzinho não trabalha mais na Emlurb “há algum tempo”.

Investigação
Diante das denúncias, o promotor Ricardo Rocha, do MP, notificou a Prefeitura de Fortaleza para que informe em que condições os familiares do vereador foram contratados, além da comprovação da frequência de todos os servidores. “Soa muito estranho uma quantidade tão grande de pessoas da mesma família trabalhando na Prefeitura. Se comprovada irregularidade, será movida uma ação civil pública por improbidade administrativa”, detalhou o promotor.
Caso seja confirmado o crime, o MP poderá determinar a perda de cargo dos servidores e a devolução do dinheiro recebido durante o período em que teriam permanecido lotados de forma irregular.

Procuradas pelo O POVO, as assessorias da Prefeitura de Fortaleza e do vereador Leonelzinho Alencar alegam que os dados do Portal da Transparência estão defasados e que os familiares do vereador não mais ocupam cargos no Município. O TCM, por sua vez, afirma que os dados disponíveis são os mais atualizados repassados pela gestão de Fortaleza.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) é a ferramenta com a qual o cidadão pode acompanhar todos os gastos realizados pelas prefeituras dos 184 municípios do Estado do Ceará.
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo
Jornalcentralquixada@hotmail.com
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
 
Fones(88)96694755/81212265/34121595
 
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricúla 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Nenhum comentário:

Postar um comentário