sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Quixadá - Situação do idoso sensibiliza grupo de jovens em Quixadá


Ajuda material e, sobretudo, o afeto para quem está isolado uniram dois grupos distintos de gerações
Quixadá. Após sete meses de acolhimento no Remanso da Paz - uma entidade filantrópica de assistência aos idosos de Quixadá - um grupo deles recebeu pela primeira vez a visita de uma turma de adolescentes. Eram 54 alunos do 7º Ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Os jovens participavam da culminância de um projeto pedagógico voltado a ações eucarísticas. Na visita, além de ministrarem aulas sobre saúde e direito dos idosos, entregaram presentes, remédios, ventiladores e outros objetos necessários para os dormitórios, além de compartilharam alguns momentos juntos.

Alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus exercitam a solidariedade, numa vivência com os idosos da comunidade Remanso da Paz

A visita foi recebida com alegria. Alguns dos acolhidos se emocionaram com a iniciativa promovida pela escola. Nazaré da Conceição, a qual não recorda mais nem a idade, era uma das mais emocionadas. Há muito tempo não recebia o carinho de alguém tão jovem.

Afeto
Ela se referia à aluna Maria Cabral Góes, 12 anos. A menina e as amigas corresponderam com afeto. "Eu sei exatamente o que ela está sentindo. É solidão. Tenho apenas um avô e sempre dou atenção a ele. É o mínimo que alguém mais jovem ou da minha geração pode fazer por quem já doou muito de si para os outros", completou a adolescente.

A aposentada Hercília Inácia Barbosa, 84 anos, concorda com a estudante. Embora tenha um lar para morar não se sente à vontade na companhia de uma irmã e do cunhado. Reclamam até quando recebe visita dos amigos. Quando o recanto criado pelo bispo emérito dom Adélio Tomasin passou a funcionar ela foi a primeira a se inscrever. Desde então, tem passado momentos agradáveis na companhia de outras pessoas próximas da sua idade. Para ela, o isolamento é o pior maltrato sofrido por alguém limitado pelo tempo de vida.

O coordenador do Remanso da Paz, Fernando Alves Lessa, concorda com a amiga. A solidão é realmente a principal queixa dos idosos. Muitos procuram o abrigo especial em busca de companhia. A maioria mora sozinha. Preferem passar o dia na companhia de quem lhe dê atenção. Mas não há como atender a todos. O Remanso tem capacidade para acolher apenas 40. Mais de 50 aguardam na fila. Existem carência de vagas para esse tipo de assistência social na cidade, explica Fernando.

Atualmente os idosos acolhidos no Remanso da Paz são selecionados sem qualquer discriminação. Eles participam de atividades recreativas, lúdicas, e também recebem assistência psicológica e médica, inclusive cardiológica. Ainda têm direito a quatro refeições diárias. A acolhida começa às 7h30 e quando termina, às 17 horas, um transporte vai deixar todos em suas casas. Todo o serviço é prestado gratuitamente. O Remanso da Paz se mantém graças a doações, acrescentou o coordenador.

A esse respeito, a secretária de Desenvolvimento Social de Quixadá, Vera Lúcia Aragão, justificou haver centros de atividades voltadas especialmente para os idosos nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) existentes no Município. São três na cidade e outros 13 nos distritos. A média de atendidos é de 50 a 70. Os encontros ocorrem às terças e quintas-feiras. Além de sua equipe outros profissionais da rede de atenção a família, dentre eles os agentes de saúde, acompanham o convívio domiciliar da turma da "melhor idade", como os mais velhos preferem ser tratados. Por conta dessa assistência os casos de violência são mínimos, acrescentou.

Conforme o último censo do IBGE, Quixadá possui atualmente 80.604 habitantes. Desse total, 26% tem idade superior aos 60 anos, apontado pelos estudiosos com início da velhice ou "melhor idade".

MAIS INFORMAÇÕES:
Remanso da Paz
Sítio Lemos
(88) 3412.4137
Colégio Sagrado Coração de Jesus
(88) 3412 1364 - Quixadá
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
 
Fones(88)96694755/81212265/34121595
 
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Nenhum comentário:

Postar um comentário