segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Quixadá - Desrespeito com a Escola musical em Quixadá


História da Banda de Música Municipal de Quixadá Aos 24 Dias do Mês de Março de 1968 Foi Inaugurada a Escola de Música mestre Nabor, Confiada a Batuta do Professor Benicio de Sá. A Banda Composta de 27 Instrumentos Recebeu a Benção do Padre Francisco Elineu Ferreira e na Presença de Muitas Autoridades e do Prefeito da época o Senhor José Linhares da Pascoa, Começou Assim a Grande História de sucesso da Nossa Banda de Música Municipal de Quixadá. 
 
No 1º Festival de Bandas Promovido Pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização Fundação Mobral, Realizado em Fortaleza no Dia 11/09/1976 no Ginásio Coberto Gov. Paulo Sarasate. Foram Convidadas as Bandas de Canindé, Barbalha, Itapagé, Morada Nova, Mulungu, Quixadá e Santa Quitéria. Cada Banda Além da Peça de Abertura o Hino Nacional, Teria que Executar o Hino do Ceará, o Hino do Mobral e Uma Peça de Repertorio de Livre Escolha. A Vencedora do Festival Foi Entregue o Troféu o POVO como Também um Trombone de Vara, Gentileza da BD SPORT. Ao Segundo Lugar Foi Conferido o Premio Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social e o Terceiro Lugar o Premio TV EDUCATIVA que Colaborou na Realização do Evento.
 
Não poderia ficar calado diante de uma importante matéria veiculada no Diário do Nordeste, no dia 14 de outubro, na parte Regional, onde retrata “Escola musical é modelo para jovens”. Apesar das denúncias de atraso de vários meses no pagamento das bolsas para os estudantes, atualmente cerca de 80 alunos assistem regularmente às aulas, parte deles integra a Banda de Música de Quixadá. Resolvi reeditar esta importante matéria, fim chamar a atenção dos colegas de imprensa local para dá ênfase, ou destaque no que diz respeito a cobrar das autoridades este descaso para esta importante instituição, que por sinal é modelo para juventude local.
 
Instalada em 1967, pelo professor João Benício de Sá, e inaugurada aos 24 de março de 1968, a Escola de Música Mestre Nabor, da Banda de Música de Quixadá, é referencia para a formação de dezenas de músicos. Conforme o atual professor e maestro da Escola, Francisco de Assis Barros, conhecido como (Didi Barros), a dedicação e a tradição do Mestre Nabor atraem muitos jovens. “Após dois anos estão prontos para seguirem seus passos.” Quixadá já foi responsável maior pela existência de varias bandas de forró, a nível de Estado, como a Black Banda, que naquela época conquistou Fortaleza e varias cidades do Nordeste. Por sua vez o Secretário de Educação, alegou que “algumas parcelas foram pagas recentemente. Até final do mandato do Prefeito, a situação deverá ser regularizada. Estamos de olho. Queremos respeito.
Postada:Gomes Silveira  
Fonte:Rodrião Muniz
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa

ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Um comentário:

  1. Angela Silveira29.10.12

    É infelizmente não é de hoje este descaso com o atraso dos bolsista da banda de música de nossa Quixadá,lembro_me bem do meu irmão já falecido (Grande Maestro e Professor formado no curso de História da FECLESC ) de sua luta constante em prol dos direitos de seus amados alunos e bolsistas ! Que falta esta fazendo não Débora Rodrigues !! ficamos muito triste com esse descaso e abandono com os alunos e bolsista da banda de música de Quixadá a qual era uma das coisas que o grande Maestro Marquinhos tanto amava !!!!!!!!

    ResponderExcluir