Nos arredores do estádio Castelão, o amontoado de materiais de construção e entulho saltam aos olhos de quem passa por ali. As obras de mobilidade urbana, tocadas pela Prefeitura de Fortaleza, mostram um cenário preocupante, considerando o grande fluxo de público previsto para a inauguração da arena - cerca de 20 mil pessoas são aguardadas, neste domingo, 16.
Obras de mobilidade nas vias de acesso deixam materiais espalhados
Uma data que causa ainda maior tensão é a rodada dupla inaugural, dia 27 de janeiro, entre Ceará x Bahia e Fortaleza x Sport/PE, pela Copa do Nordeste. Os materiais deixados pelo chão podem acabar sendo usados como instrumentos de "guerra" entre as torcidas rivais.
Para tentar contornar esse problema, será realizada hoje, às 11h, uma reunião com os organizadores do evento e representantes das áreas de segurança pública e trânsito, a fim de definir o esquema para o evento inaugural neste domingo, como informa o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa.
Em janeiro
Para ele, um possível confronto entre as organizadas "não preocupa". "Estamos tomando as devidas medidas. Os ingressos serão vendidos com os números específicos das cadeiras. Isso irá identificar o torcedor que comprou o assento e ele será o responsável civil e criminalmente por aquela cadeira. O que ocorrer com ela, ele deverá arcar com as despesas", alega o secretário.
Além disso, Ferruccio também acredita que as câmeras de monitoramento deverão identificar todos os presentes na arena. "Nós ainda convidamos os quatro entes que fazem a segurança pública no nosso Estado (Polícias Civil e Militar, Ministério Pública e a Justiça), para que eles conheçam os espaços oferecidos para eles exercerem suas atividades durante os jogos, aplicando com rigor o Estatuto do Torcedor", acrescenta o secretário.
Para ele, é preciso que os jogos de futebol deixem de servir de palco para a ação de vândalos e voltem a ser tomados pela presença das famílias. "O intuito de ter jogos de Ceará e Fortaleza na inauguração da Arena Castelão é uma forma de homenagear os maiores times cearenses. Não podemos deixar que a história da arena e do futebol cearense seja manchada pela ação de uma minoria mal intencionada".
Rodada inaugural
A rodada dupla de inauguração da Arena Castelão já está com data e horários definidos. Conforme Feitosa, Ceará e Bahia farão o primeiro duelo do dia 27, às 16 horas; e Fortaleza e Sport fazem o segundo jogo, às 18h15.
Tais informações deverão ser confirmadas amanhã, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que irá divulgar a tabela definitiva do torneio regional.
´Encontro de torcidas que se odeiam no NE´
O encontro das quatro torcidas - Fortaleza, Ceará, Sport e Bahia - clubes envolvidos na rodada dupla na abertura do Castelão no dia 27 de janeiro de 2013, pelo Nordestão, preocupa as próprias torcidas organizadas do Estado.
Nesta quarta-feira, um diretor (identidade preservada) da torcida Jovem Garra Tricolor (JGT) entrou em contato com a reportagem via e-mail, externando sua preocupação com o fato.
Ele explicou a complexa aliança de torcidas organizadas entre os quatro clubes. Para começar, a torcida do Ceará é aliada a uma só torcida do Bahia: a Terror Tricolor. A outra torcida organizada do Tricolor baiano, a Bamor, é aliada à TUF e rival da JGT. Já a torcida do Sport é rival da TUF, enquanto a JGT, segundo ele, tem amizade com as torcidas do time pernambucano, principalmente com a Gang da Ilha (TGI). "A TUF tem uma união com as torcidas organizadas do Santa Cruz, maior rival do Sport. Resumindo, vai ser um encontro de torcidas que se odeiam no NE".
Para finalizar, Bruno faz um apelo. "Só temos um pedido a fazer, reforcem bastante a segurança dentro, fora e nos arredores do Castelão".
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário