domingo, 9 de dezembro de 2012

Combate - Capital realiza o Dia D contra dengue

O objetivo da Prefeitura é dar orientações à população sobre a prevenção nessa época que antecede as chuvas
Já se preparando para a chegada do inverno e na intenção de conscientizar moradores da Capital, o Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, ontem pela manhã, o Dia D de Mobilização contra a Dengue. O evento ocorreu na Praça do Ferreira com a participação de todas as Secretarias Executivas Regionais (SERs).

Na Praça do Ferreira ocorrem, ontem, distribuição de panfleto e brincadeiras informativas

O objetivo principal da ação é sensibilizar a população de Fortaleza sobre a necessidade de ter os cuidados necessários para combater a doença, sobretudo no período que antecede a chegada da chuva. Para isso, no encontro, os agentes de saúde prepararam painéis, exposições do ciclo evolutivo do mosquito transmissor, Aedes aegypti, e abordagem educativa por meio da distribuição de folders e panfletos.

Diversão
Além disso, a comunidade contou com atividades lúdicas, artísticas e culturais, como musicais e apresentações de peças teatrais lideradas por estudantes de várias escolas municipais. Todos os temas das apresentações foram voltados para o combate à dengue.

Segundo explica Edna da Silva Albuquerque, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social da SMS, o Dia D tem como meta primordial a prevenção da doença, assim como despertar a população para os perigos e cuidados em relação a mesma. "Em Fortaleza, observamos um problema: as pessoas pensam que o mosquito só deve ser combatido no inverno e esquecem de tomar as devidas providências no verão", explica Edna.

"Temos registro da doença durante o ano", completa a coordenadora. Na tentativa de evitar mais vítimas, o Núcleo de Educação em Saúde trabalha, de janeiro a janeiro, realizando a capacitação de agentes voluntários, assim como a Operação Quintal limpo, que retira depósitos dos quintais das casas. Além disso, há os trabalhos em escolas, municipais, particulares e estaduais. "A educação da criança em relação à doença é fundamental, porque se elas virem os pais fazendo algo errado, elas vão cobrar a respeito e ensinar a maneira correta. Temos vários depoimentos desse tipo", comenta Edna.

A coordenadora acredita que só o trabalho da Prefeitura não é suficiente para diminuir os números da dengue. Conforme ela, a participação popular é indispensável nesse processo, que acontece gradualmente.

Os Núcleos de Educação em Saúde e Mobilização Social da Prefeitura organizaram, também, diversas atividades nos dias que antecederam o Dia D de Combate à dengue, incluindo atividades artísticas e esportivas. Nos bairros da Capital, foram realizadas blitze educativas, com caminhadas e gincanas entre as escolas municipais.

FIQUE POR DENTRO
Cuidados no evitar a chegada do mosquito
A dengue ocorre principalmente em áreas de clima quente e úmido. Para evitá-la, o mais importante é não deixar a água parada em pneus, recipientes e vasos. É fundamental, além disso, manter a caixa d´água sempre fechada com tampa adequada e lavar bem os utensílios usadas para guardar água, como jarra, garrafas, potes.

Os sintomas da doença são febre inesperada, dores de cabeça, corpo e juntas. Ao observar o surgimento das primeiras manifestações dos sintomas, o indicado é procurar o serviço de saúde o mais rápido possível e seguir orientações.
 
 
 
Postada:Gomes Silveira 
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa

ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Nenhum comentário:

Postar um comentário