Quixadá - Habituado com edições audiovisuais há praticamente uma década o editor Edney Eslley Lima acredita nesse tipo de conhecimento tecnológico como uma promissora fonte de renda. Na avaliação dele, a qualidade dos filmes produzidos pelo borracheiro Idelmár de Oliveira pode melhorar substancialmente com a utilização de alguns equipamentos. Com uma câmera fotográfica digital HD, um cartão de memória e mini-microfones o resultado final será bem expressivo. Praticamente não deixará a desejar em relação a filmes não muito sofisticados, mas com qualidade sonora e visual muito superiores.
Entretanto, para conquistar o resultado final após a captação audiovisual bruta é preciso ter um bom programa, ou uma suíte, como um conjunto de programas específicos é denominado pelos especialistas em edição audiovisual computadorizada. Também é preciso conhecer as ferramentas disponíveis nesses programas. Segundo ele somente através de cursos especiais é possível aproveitar todos os recursos disponíveis. Em Pernambuco e São Paulo existem até universidades especializadas.
O valor da especialização é similar ao de um curso de Odontologia, explicou o produtor após fazer pesquisas. Mas na opinião dele o investimento vale a pena. Um bom profissional pode produzir em média 10 vídeos de três minutos por mês. O valor de mercado é de aproximadamente um salário mínimo por cada um deles. E quanto mais sofisticada e criativa for, a edição será mais valorizada.
Hoje, Edney Eslley trabalha na edição de comerciais para emissoras de televisão. Também edita vídeos institucionais. Na opinião dele a web TV está despontando como mercado de consumo. Quem tiver mais conhecimento técnico e mais habilidade vai lucrar mais. Por esses motivos é importante estar se reciclando constantemente. Para garantir um resultado final de qualidade, além de possuir os programas certos é preciso domina-los. Foram meses de experiências para habituar-se a tecnologia virtual. O sincronismo audiovisual também é muito importante.
De acordo com Edney um bom produtor deve ter domínio de animação, sabendo criar imagens usando elementos diversos, como desenho, fotografia, massa de modelar, papel e computação gráfica. A captação de som é outro aspecto muito importante. É preciso saber escolher os equipamentos e microfones e tratar acusticamente a locação. Saber mixar e editar as trilhas sonoras e sons dos filmes e vídeos também é fundamental. Tudo isso só é possível aliando a sensibilidade do editor à técnica.
Agora, o produtor pretende se especializar em modelagem de animação 3D. Segundo ele poucos profissionais no Estado dominam essa técnica. A maioria deles estão concentrados na capital. Ele é um dos poucos a morar no Interior. Para produzir um vídeo com pouco mais de dois minutos alguns chegam a cobrar até R$ 30 mil. Dominando essa linha de edição, além de poder tornar o valor mais acessível à realidade de mercado interiorana ainda será possível popularizar esse tipo de vídeo. O curso custa em média R$ 5 mil.
Após a conclusão do curso, no próximo mês de janeiro, em São Paulo, Edney pretende criar uma escolinha de animação 3D para crianças em Quixadá. Havendo interesse de investidores da região num futuro próximo a cidade conhecida como “Hollywood sertaneja” poderá se tornar referência nesse tipo de serviço. Um forte aliado é o curso de Sistemas de Informação (SI) no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) nesta cidade. Os tecnólogos poderão desenvolver programas com know-how nacional não sendo mais necessário pagar caro pelos importados.
Mais informações > Edney Pro - edneypro@gmail.com - (88) 9638.1045
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário