quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Missa do galo - Famílias reunidas para celebrar alegria natalina


Apesar do calor e do temor da insegurança no Centro, mais de 4 mil fiéis lotaram, na noite do dia 24, a Catedral

A celebração, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi, transmitiu emoção e o verdadeiro sentido natalino FOTO: NATINHO RODRIGUES

A ceia de Natal na casa da psicóloga Daniele Cajazeiras Matos, 37, começou mais tarde no dia 24. O motivo era um compromisso inadiável: nada de presentes ou ida ao salão de beleza. A noite era de celebração, de encontro marcado com a fé na já tradicional ´Missa do Galo´. Daniele foi uma das cerca de quatro mil pessoas que lotaram, na última segunda-feira, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro.

Nem o calor intenso dentro da igreja e a sensação de insegurança no entorno da região central tiraram o brilho do evento. "Já faz 15 anos que venho para essa missa. É um momento lindo, de comemoração do nascimento de Jesus e de agradecimento por mais um ano de muita alegria. É o verdadeiro espírito natalino", diz a psicóloga.

E a tradição parece se perpetuar mesmo. Um dos públicos mais cativos foram as crianças, todas ansiosas pelo presépio. Um grupo de dezenas deles, logo no começo das orações, adentrou a Catedral, com a imagem de Jesus no colo. O momento auge foi a colocação do Menino na enfeitada manjedoura.

Todos, então, aplaudiram e cantaram hinos de louvor. A alegria tomou conta do ambiente. Parte da programação e dos cânticos foi organizado e gerido pela Comunidade Católica Shalom. O missionário Leandro Formolo foi um dos que se fez presente. Trouxe, junto com a sua esposa, os três filhos pequenos. "É muita emoção celebrar o Natal dessa maneira, na fé".

A funcionária pública, Camila Alves, 27, levou o filho para a celebração. Os olhos do pequeno se encantaram com tamanha beleza. Era a primeira vez de muitas. "Gostamos bastante. Vamos vir todos os anos", relata.

A programação natalina seguiu durante todo o dia de ontem com celebração às 10h, presidida pelo padre Brendan Mc Donald; às 12h, presidida pelo padre Clairton Alexandrino; às 18h30min, presidida pelo padre Luis Alberto e 20h, presidida pelo padre Clairton Alexandrino.

Bênção

Para o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi, ver a Catedral lotada revela, para ele, que a esperança ainda reina mesmo com todos os apelos consumistas e as tentativas de ´desvios´ do espírito natalino.

"As famílias não deixam de estar presentes. Elas vêm para acolher as bênçãos e torcer que elas se prolonguem por todo o ano, não apenas no Natal".

Festividade

O pároco padre Clairton Alexandrino, atual administrador da Catedral, aproveitou para abençoar o novo ano que virá. "Todos aqui presentes estão mesmo é agradecendo as graças recebidas e pedindo que 2013 seja mais iluminado ainda", afirma.

Ele lembrou ainda a que, nesse mês, está sendo comemorado também os 34 anos da Catedral, inaugurada por Dom Aloísio Lorscheider no dia 22 de dezembro de 1978. Algumas das particularidades, que nem sempre são conhecidas, estão em sua cripta: a Capela dos Adolescentes, a Capela do Cristo Ressuscitado onde estão sepultados alguns bispos e a Secretaria da Paróquia, todos no subsolo.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário