quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Politica - PT se reúne e dificilmente manterá candidatura à presidência da Câmara

Walter Cavalcante ampliou sua base de apoiadores e garantiu ter 33 vereadores que votariam nele. Quase sem chances de vitória, PT se reúne hoje para decidir se mantém candidatura ou compõe a Mesa com Walter
Walter Cavalcante durante coletiva à imprensa na Câmara cercado de apoiadores de sua candidatura

Hoje é um dia crucial para o futuro da Câmara Municipal de Fortaleza. À noite, o PT anuncia se insiste na esvaziada candidatura de Acrísio Sena (PT) à presidência ou se aceita compor a Mesa Diretora, apoiando Walter Cavalcante (PMDB), nome escolhido pela base aliada ao prefeito eleito Roberto Claudio (PSB). Pelo cenário formado nos dois últimos dias, o PT dificilmente manterá a candidatura e, se mantiver, vai com a certeza da derrota. Tanto é que, ontem, os discursos já caminhavam para uma aproximação com o grupo de Walter.

“O Walter disse que gostaria que o PT compusesse a Mesa e que se dispõe a construir um consenso pra valer, de verdade, dando a dimensão devida a cada partido”, disse Guilherme Sampaio (PT). O objetivo dos petistas é ficar com a primeira-secretaria, por enquanto prometida a Elpídio Nogueira (PSB). Elpídio diz que ainda não foram definidos cargos, mas afirma que “não teria dificuldade nenhuma” em abrir mão do cargo.

Walter se consolida
Conforme O POVO mostrou ontem, Walter já tinha ampla maioria de apoios em relação à Acrísio. Pela manhã, em coletiva na Câmara, ele apresentou uma lista e garantiu que tem o apoio de 33 vereadores. Pelos cálculos atuais, 21 votos são suficientes para eleger o novo presidente. Isso porque João Alfredo (Psol) confirmou candidatura e deverá ter o apoio somente de sua colega de partido, Toinha Rocha. Para Walter chegar a esse número, porém, algumas reuniões “bem animadas” ocorreram.

Na noite da última terça-feira, Walter e seu grupo de articuladores – encabeçado por Elpídio Nogueira (PSB) e Salmito Filho (PSB) – se reuniram por horas com os quatro vereadores do PSC. Informações dão conta de que a conversa foi tumultuada, com direito a bate boca. Naquela noite, não houve acordo.

Ontem, de cabeça mais fria, vários vereadores foram chamados para café da manhã com Walter. Só então houve acordo e, agora, resta apenas a definição do PT. Walter Cavalcante prometeu anunciar a composição da Mesa. A eleição ocorre dia 1º de janeiro.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O PT tentava emplacar Acrísio Sena como oposição a Walter Cavalcante na disputa pela presidência da Mesa. Walter, porém, tem ampla maioria de apoios. Ele fez uma oferta para ter o PT na Mesa e aguarda a resposta para hoje.

SERVIÇO

Reunião do PT municipal
Quando: hoje, às 19h
Onde: sede da Executiva Estadual do PT (Av. da Universidade, 2189 - Benfica)
Outras informações: (85) 3454.1313

Fala, internauta

Ditado
Como diz o velho ditado: a água só corre, para o mar.
Marcel Rubens Silva Nobre

Novatos
Esses novatos deveriam era se unirem e darem um contragolpe. Com certeza levariam vantagem, mas já entram atrás de uma pequena boquinha.
José Luciano Muniz Lima

Passado
Acrísio faz parte do passado, aliado da incompetência administrativa.
Newton Silva

Grupo
O Acrísio faz parte do grupo da prefeita. Deve ser mesmo repudiado pelos vereadores.
Chico Vigilante

Saiba mais

Ronivaldo Maia (PT) chegou a dizer que o PT só não manteria a candidatura de Acrísio se fosse contemplado com a primeira secretaria.

As presidências de comissões começaram a entrar nas negociações. Vereadores do PSC querem a Comissão de Meio Ambiente ou, pelo menos, a Comissão de Transporte.

Nos bastidores, a informação é de que a vice-presidência ficará com o PSC caso o PT resolva não compor a Mesa.

Walter disse que até mesmo Capitão Wagner (PR), que é próximo ao PT, teria assinado a lista de apoio a ele. O POVO não conseguiu confirmar a informação com Wagner.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário