quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Acidentes no trânsito - Estado é o 2º do NE em indenizações do DPVAT


O boletim aponta que, de janeiro a dezembro de 2012, o seguro pago cresceu 39 % no País, em relação a 2011

O Ceará concentrou 17 % das indenizações pagas por morte no trânsito na região Nordeste, o que coloca o Estado na 2ª posição no ranking regional, e na 6ª entre os valores nacionais. Os números oficiais se referem ao ano de 2012, divulgados, ontem, pelo seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

Em âmbito nacional, o Ceará concentra 5% das indenizações pagas. De acordo com o Detran, por ano, são abordados 24 mil veículos, resultando em 43 mil infrações e no recolhimento de 20 mil veículos por irregularidades Foto: Kiko Silva

Conforme o boletim estatístico, o Ceará concentra, nacionalmente, 5 % das indenizações pagas, atrás apenas dos estados da Bahia, com 6%; Rio de Janeiro, com 7%; Paraná, com 8%; Minas Gerais, com 10%; e, em primeiro lugar, São Paulo, com 19% dos pagamentos. No ranking regional, o Estado aparece atrás somente da Bahia, com 23% das indenizações pagas, e à frente de Estados como Pernambuco, Maranhão e Piauí, com 16%, 14% e 7% das indenizações pagas, respectivamente.

Em 2012, o Nordeste concentrou 29 % das indenizações pagas pelo seguro obrigatório, aparecendo em primeiro lugar entre as regiões brasileiras. A maioria dos casos - 65% - ocorreu por acidentes envolvendo motocicletas. O dado difere do apontado em 2011, quando a região Sul apresentou a maior incidência das indenizações, com um total de 30%, também na mesma categoria, com 63% das ocorrências.

Invalidez

Ainda conforme o balanço, o Nordeste também concentrou a maioria das indenizações - 31% delas - por natureza de invalidez permanente, predominantemente em casos de acidentes com motos, 80% deles, mantendo o comportamento do mesmo período de 2011. As motocicletas representam 43% da frota de veículos da região Nordeste.

Em dados nacionais, o boletim aponta que, de janeiro a dezembro de 2012, as indenizações pagas pelo seguro DPVAT registraram um crescimento de 39% em relação ao igual período do ano anterior. Os casos de invalidez permanente representam a maioria das ocorrências no período, com 69% das indenizações, representando um crescimento de 47% em relação a 2011. Os seguros pagos referem-se às ocorrências no período e nos anos anteriores, observando o prazo prescricional de três anos para solicitar o benefício.

Estatísticas

Sobre a incidência dos casos de acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que tem sido cumprido, nos últimos anos, a missão de fiscalizar, fazendo com que os condutores tenham a consciência de suas obrigações nessa área, evitando, assim, acidentes e o número de óbitos nas vias públicas.

Ainda de acordo com dados do órgão, são abordados por ano, no Ceará, 24 mil veículos, resultando em 43 mil infrações e no recolhimento de 20 mil veículos por irregularidades. Anualmente, cerca de 100 mil veículos novos são acrescidos à frota do Estado. Ao todo, 1.114 motoristas foram autuados com base na lei seca neste ano.

Educação

A assessoria de comunicação do Detran-CE informa, ainda, que se encontra em funcionamento na sede do órgão, desde o ano de 2009, a Escola de Educação para o Trânsito.

Na instituição, uma média de 25 mil crianças frequentam seus equipamentos e aprendem a respeitar as leis de trânsito. Nas atividades de educação, engenharia e fiscalização de trânsito, o Detran tem investido até 25% das suas receitas obtidas com as multas, cujo índice representa 18% do seu orçamento anual.



Postada:Gomes Siilveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário