quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Saúde pública - Combate à dengue é intensificado em Tauá


Tauá. Este município, junto com a capital Fortaleza, está entre os que registraram mais notificações de casos de dengue este ano no Ceará. Foram registradas 54 notificações, ou seja, 19,6% do total de casos confirmados no Estado. O número preocupa as autoridades locais, que executa ações e elabora projeto de intensificação no controle da dengue.

Com as primeiras chuvas, as ações dos agentes de endemias do Sertão dos Inhamuns têm sido intensificadas, para prevenir a dengue nos municípios daquela área FOTO: SILVANIA CLAUDINO


"Estamos preocupados com os índices de infestação e notificação, mas as ações de prevenção e controle estão sendo realizadas, a fim de que possamos conter a evolução de casos", garante a secretária Municipal de Saúde, Ademária Rosa.

De acordo com a secretária, desde o início do ano, ao assumir a pasta, ela realiza reuniões com os setores e equipes da Secretaria, para motivar o grupo na realização de ações de prevenção e controle. A primeira foi reforçar a equipe com profissionais experientes no controle da doença. Em seguida foi elaborado um Plano de Controle.

O controle biológico, a busca ativa dos casos, a interação das equipes com as equipes de Saúde da Família, a redução no intervalo dos ciclos realizados nos prédios pelos agentes de endemias e divulgação da importância da participação da comunidade no combate a dengue são pontos contidos no Plano e que, de acordo com ela, estão sendo executados desde janeiro no município.

"Essas ações estão em execução e agora estamos elaborando um novo Plano, com ações de intensificação", destaca Ademária Rosa.

Ela ainda cita que um desafio encontrado na contenção do número de infestação e notificações é o grande número de imóveis fechados no município, fato que dificulta a realização do trabalho dos agentes de endemias. "O fortalecimento da supervisão do trabalho destes profissionais tem sido outro grande desafio", segundo a titular da Saúde.

Ainda como ação de combate à proliferação do mosquito transmissor Aedes aegypti, no início de março todos os profissionais de saúde do município estarão recebendo capacitação sobre prevenção e controle da dengue, na própria cidade.

Vigilância

A Secretaria de Saúde de Crateús está realizando a Semana Municipal de Prevenção da Dengue, de 26 de fevereiro até primeiro de março. O evento visa reforçar as ações de combate à enfermidade e sensibilizar a população para importância das ações de prevenção da doença no município.

Neste ano de 2013, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município registrou três casos de dengue clássica, um em janeiro e dois em fevereiro, e infestação predial de 1,2%. "Esses números colocam o município em posição relativamente tranquila. Mesmo assim, temos que estar em ação e vigilantes, pois é melhor sempre prevenir", destaca o coordenador da vigilância à saúde, Juracir Bezerra.

Bezerra diz ainda que a Semana é uma forma de chamar a atenção da população e intensificar as ações, mas os trabalhos são contínuos no município. "Durante o período, serão realizadas ações constantes na programação, porém as atividades não se restringirão apenas a este período, uma vez que o combate à dengue precisa ser tomado como uma ação contínua", frisa.

A divulgação da campanha será feita por meio de propaganda volante (carros de som) das formas de combate que a população deve efetuar em sua própria residência, apresentação de vídeos nas salas de acolhimento das unidades de saúde e hospital. Também será feita panfletagem na comunidade, orientação domiciliar, palestras em escolas, participação nas rádios locais, capacitação para agentes de endemias, exposição de vídeos educativos em salas de espera dos órgãos do município e formação de tutores para capacitação de combate à doença.

Mais Informações:

Secretaria de Saúde de Tauá
Telefone: (88) 3437.2068
Secretaria Municipal de Saúde Crateús
Telefone: (88) 3692.3315.


Postada:Gomes Siilveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário