terça-feira, 17 de setembro de 2013

Centro-Sul - Infraestrutura é melhorada em Iguatu

Iguatu. Estradas municipais que cortam áreas de produção agropecuária, na zona rural deste município, na região Centro-Sul do Ceará, começam a receber pavimentação asfáltica. O projeto da Prefeitura inclui três vias. A primeira já foi concluída e entregue aos moradores e produtores rurais. O objetivo é facilitar o escoamento da produção e o tráfego de veículos. Estrada municipal asfaltada, entre as localidades de Gadelha e Quixoá, zona rural. A obra vai beneficiar o escoamento da produção FOTO: LUIZ VASCONCELOS
As localidades de Gadelha e Quixoá, localizadas na margem direita do Rio Jaguaribe, foram as primeiras beneficiadas. São as duas principais áreas de produção de banana, arroz e de outros frutos e grãos. No total, serão implantados mais 50km de asfalto. Até julho do próximo ano, as obras devem estar concluídas.

Neste fim de semana, o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, fez a entrega do primeiro trecho que recebeu pavimentação em asfalto. A rodovia municipal ligando a localidade de Gadelha ao sítio Quixoá foi inaugurada em clima de festa que reuniu centenas de moradores, lideranças políticas e produtores rurais.

No mesmo ato, o gestor municipal assinou ordem de serviço para a construção de mais quatro quilômetros interligando a localidade de Quixoá ao sítio Serrote, no limite com o município de Cariús. A ampliação do projeto foi em atendimento às reivindicações de moradores. O serviço deve ser concluído até o fim deste mês.

No próximo dia 27, Alcântara assina ordem de serviço para pavimentação em asfalto da estrada municipal entre o sítio Penha e o distrito de Barro Alto, na margem esquerda do Rio Jaguaribe. No trecho, a obra já foi concluída entre o sítio Penha e a localidade de Cardoso I.

A previsão dos técnicos da Secretaria de Infraestrutura do município é que a obra fique pronta até o fim de novembro próximo. O segmento entre Cardoso I e a sede do distrito de Barro Alto é o mais extenso.

As várzeas do Rio Jaguaribe localizadas a partir do Barro Alto estendem-se nas duas margens até próximo à cidade de Iguatu. De um lado e outro há terras férteis, planas, irrigadas. São núcleos de produção de banana, arroz, goiaba, abóbora e de criação de bovinos de leite.

Os moradores e produtores rurais das localidades de Gadelha e Quixoá enfrentaram por muitos anos buracos, lama e poeira, em período de chuva e de estiagem. As reclamações eram constantes. "Quando chovia havia atoleiros e muitos buracos, trazendo transtornos e dificultando o escoamento da produção", disse o agricultor, Francisco Pereira. O produtor rural, Manoel Bezerra, elogiou a qualidade do serviço e a facilidade de mobilidade dos moradores dos sítios. "O asfalto ficou muito bem feito e vai trazer benefícios para todos", disse. "Os veículos vão ter maior durabilidade, vão quebrar menos". O prefeito Aderilo Alcântara observou que, diariamente, caminhões fazem o transporte da produção de banana para centros de comercialização e indústrias de doce. "É uma das áreas de maior produção agropecuária do município", disse Alcântara. "O asfalto vai trazer benefícios, facilitando o tráfego de veículos e a saída de produtos agrícolas".

Outras localidades que serão beneficiadas com a construção de asfalto são Serrote, Santa Rosa I, II e III, Córrego da Santa Rosa e Juazeirinho, zona rural de Iguatu, numa extensão de 17km. O líder político da região Centro-Sul, Agenor Neto, e o deputado federal, Aníbal Gomes, visitaram, no sábado passado, as comunidades para anunciar a liberação de recursos ao projeto.

A rodovia vai interligar a CE-060 (Estrada do Algodão) à localidade de Serrote, nas margens do Açude Orós. "É uma importante área de produção de pescado, arroz, feijão e de criação de bovinos", frisou Agenor Neto. Para a construção da obra já foram empenhados cerca de R$ 3 milhões por meio do Ministério do Turismo. O asfalto integra o programa Cidade do Futuro, projeto da Prefeitura.
 
Sugestão de Reportagens para o Central Quixadá -  (88) 9669 4755 Tim, (88) 9202 6830 Claro e ou (88) 8818 8647 OI ,(88) 81012265 Vivo e (88)34121595 Fixo


Gomes Silveira
Da Redação
Fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário