No Réveillon deste ano, a frota total de coletivos intermunicipais e interestaduais inclui 540 veículos. Os ônibus saem a
cada meia hora, seguindo, em sua maioria, para as regiões praianas leste e oeste do Estado FOTO: LUCAS DE MENEZES
Segundo Alfredo Martins, coordenador de Fiscalização e Transporte de Passageiros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), desde a última quinta-feira (26) até hoje (31), 80 mil pessoas devem passar pela Rodoviária da Capital. No Réveillon desse ano, a frota total de coletivos intermunicipais e interestaduais inclui 540 veículos. Os ônibus saem a cada meia hora, seguindo, em sua maioria, para as regiões praianas leste e oeste do Ceará. "Os destinos mais procurados são as praias, em especial as áreas próximas a Camocim", afirma.
Antecedência
A estudante Júlia Monteiro vai passar o Réveillon pela primeira vez em Jericoacoara, a cerca de 300 km da Capital. Até a cidade, são aproximadamente cinco horas de viagem. Para garantir vaga nos ônibus em uma das épocas mais concorridas do ano, a estudante conta que optou por comprar as passagens com uma semana de antecedência. "Resolvi comprar antes para não arriscar. Sempre fico com a família no Ano Novo, mas esse ano decidi fazer algo diferente. As expectativas são as melhores possíveis", diz.
Na manhã de ontem, o terminal também estava repleto de pessoas que escolheram Fortaleza como local para passar a virada de ano. A comerciante Cellimária Paulino, por exemplo, mora em Teresina, no Piauí, mas veio com o marido e os quatro filhos no intuito de assistir à queima de fogos na Praia de Iracema. A família, que nunca havia visitado a Capital cearense, chegou de viagem às 7h de ontem e já se prepara para a festa no Aterro.
"Geralmente escolhemos um local de praia para o Réveillon e, em 2013, foi Fortaleza. Esperamos que corresponda à fama que o Ano Novo da cidade tem", afirma a comerciante.
Embarques
No Aeroporto Internacional Pinto Martins, o movimento de embarques e desembarques até esta noite deve aumentar 2.4% em relação ao restante do ano. Por dia, uma média de 140 voos partem de Fortaleza. De acordo com a assessoria de imprensa do terminal, para o dia de hoje, estão previstos quatro voos extras, em direção às cidades de São Paulo, Campinas e Belo Horizonte. Segundo Wellington Santos, superintendente do Aeroporto, além das capitais mineira e paulista, Manaus e Brasília estão entre os locais mais procurados para a virada do ano.
Ele destaca que o nível de ocupação dos voos que chegam a Fortaleza é de quase 90%, mostrando que a cidade está se consolidando como destino para a noite de Ano Novo no País.
O Distrito Federal foi a escolha da psicóloga Mariana Moura nesse Réveillon. Ontem pela manhã, ela se preparava para embarcar rumo à cidade, onde a vivencia a data todos os anos com a família. "Comprei a passagem há três meses para garantir um bom preço e o horário que queria. Essa era uma das minhas preocupações, pois vou fazer conexão em outras cidades e, nessa época, os voos costumam atrasar", relata.
Conforme informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no dia de ontem, apenas um voo foi cancelado no Aeroporto Pinto Martins e não houve ocorrência de atrasos. O superintendente Wellington Santos afirma que a situação está dentro do esperado para o final de ano.
VANESSA MADEIRA
REPÓRTER
ENQUETE
Qual o seu destino para a festa da virada?
"Vou para Jijoca de Jericoacoara, no litoral. Costumo passar em Fortaleza, mas este ano queria ir a outra cidade. Não sei qual será a programação, mas espero que seja ótima"
Raquel melo
Microempresária
"Não gosto muito de folia, então prefiro passar o Revéillon com minha família, em Marco. Vou pela tranquilidade, para relaxar na companhia dos meus irmãos"
Socorro Teles
Professora aposentada
Postada:Gomes Silveira
Edição:Ingrid Lima
Fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário