O
Ceará já tem dez casos confirmados de sarampo, informou, ontem, a
Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Conforme o boletim epidemiológico
divulgado pelo órgão, já foram notificados 75 casos suspeitos, entre os
dias 1º e 24 de janeiro. Todos os pacientes confirmados com a doença são
residentes em Fortaleza. As informações são da Redação Web do Diário do
Nordeste.
De acordo com a Sesa, os casos confirmados na Capital apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em vários países, como Inglaterra e Estados Unidos. A transmissão do vírus no País é facilitada pela entrada de estrangeiros, apesar de não ter nenhuma identificação do vínculo entre os casos com viajantes.
As crianças menores de um ano representam 60% dos casos confirmados de sarampo, sendo pacientes não vacinados. Todas as pessoas com a doença são do sexo masculino.
A melhor forma de prevenir a doença é por meio da vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, hoje, ação específica de imunização contra o sarampo para crianças de 6 a 11 meses, em 52 postos de saúde, distribuídos nas secretarias regionais da Capital.
Os pais devem procurar as unidades entre 8h e 12h. A partir da próxima segunda-feira (27), a campanha de vacinação será ampliada, atendendo crianças de 6 meses a 5 anos de idade.
A Sesa também vai iniciar na próxima segunda-feira campanha de vacinação contra sarampo em crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A ação terá início em Fortaleza.
O dia “D” da campanha será no próximo sábado (1º), com a vacinação ampliada para os postos de saúde dos 14 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama.
No último dia 14, o
Sintomas
A pessoa é considerada com suspeita da doença quando apresenta febre e exantema, que são manchas vermelhas pelo corpo, acompanhados de um ou mais desses sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ ou conjuntivite.
Sugestão de Reportagens: 88 9669 4755 Tim / 92026830 Claro – 88 8121 2265 Vivo / – 88 34121595 Fixo
Postada:Gomes Silveira
Edição:Ingrid Lima
Fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário