sábado, 10 de janeiro de 2015

NOVA LEGISLATURA - Deputados negociam ocupação de gabinetes

A poucas semanas para a posse dos novos deputados na Assembleia Legislativa, em 1º de fevereiro, os parlamentares que deixarão a Casa já estão recolhendo materiais dos gabinetes para ceder o espaço aos membros da nova legislatura. Embora a distribuição das salas só venha a ser oficializada a partir de 20 de janeiro, iniciaram as negociações entre deputados, diretoria-geral e primeira secretaria da Casa para definir quem fica com o quê.
Há muita política envolvida na distribuição das salas, uma vez que não há regulamento claro estabelecido. De acordo
com o primeiro-secretário da Casa, Sérgio Aguiar (PROS), a quem recai boa parte da responsabilidade de definir a alocação dos parlamentares na Assembleia, embora todos os gabinetes tenham a mesma dimensão (exceto os dos líderes partidários e dos membros da Mesa Diretora), às vezes os deputados têm preferências de localização.
Tradicionalmente, os reeleitos têm prioridade para manter seus gabinetes e pedir mudança para outra sala. A deputada Fernanda Pessoa (PR), que iniciará o segundo mandato, quer um espaço mais próximo ao plenário. "O nosso (gabinete) fica lá no final, e mulher vem de salto, com bolsa, pasta. Às vezes quer ir rápido buscar alguma coisa. Quero vir para mais perto do plenário", afirmou Pessoa.
Também é comum que deputados que estão deixando a Casa transfiram seus gabinetes para aliados, como o caso de Rogério Aguiar (PSD) e Odilon Aguiar (PROS). Eles são primos e, com a saída de Rogério, que não disputou a eleição, seu gabinete ficará com Odilon. Documentos e pertences de Rogério já estão sendo retirados do gabinete. Os bens que o parlamentar colocou por conta própria, como sofá e outros móveis, serão herdados pelo novo deputado. Seguindo a mesma lógica, o gabinete do deputado Lula Morais (PCdoB) passará a ser utilizado pelo correligionário Carlos Felipe (PCdoB).
Suplentes
Segundo Sérgio Aguiar, os gabinetes pertencem aos titulares do mandato, ainda que eles se licenciem para assumir secretarias do governo. Assim, suplentes convocados a assumir a vaga devem ocupar as salas dos titulares.
Os gabinetes dos deputados convocados para assumir secretarias do Governo Estadual, como Mauro Filho (PROS), Dedé Teixeira (PT) e Osmar Baquit (PSD), já estão quase completamente esvaziados.
Para os deputados que irão assumir o primeiro mandato, sobram as salas que não foram postuladas pelos mais antigos. Elmano de Freitas (PT) primeiramente ia solicitar o gabinete de Rachel Marques, mas mudou após o anúncio dos secretários feito pelo governador Camilo Santana (PT), indicando o retorno da colega ao parlamento.



JORNAL CENTRAL QUIXADÁ INFORMANDO E SUGERINDO REPORTAGENS ATRAVÉS DOS FONES (88) 9944.7311 OU (88) 3412 1595 E PELO EMAIL: CENTRALQUIXADA@GMAIL.COM/CENTRALDENOTICIAS@BOL.COM.BR

POSTADA:GOMES SILVEIRA
COM INFORMAÇÕES DO DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário