O Partido dos Trabalhadores (PT) se prepara para, nos próximos dias, discutir a conjuntura nacional do País, pautando a crise vivenciada pela legenda e discutindo alternativas para minorar o desgaste da sigla. O grêmio realizará amanhã e no sábado a etapa municipal do 5º Congresso Nacional que visa formatar
propostas para o encontro geral que acontecerá em junho. Segundo o presidente do PT Fortaleza, Elmano Freitas, o evento contará com a presença do presidente nacional da sigla, Rui Falcão.
No início de maio, o diretório municipal apresentará balanço sobre a capital cearense e o mandato do prefeito Roberto Cláudio à frente da Prefeitura. O tema do congresso municipal é "Neoliberalismo, pós-neoliberalismo e os desafios da construção do socialismo no Brasil", onde dirigentes e filiados debaterão os rumos da legenda.
A abertura do encontro ocorre amanhã, a partir de 18h, tendo continuidade no sábado, dia 25, das 8h às 17h, na sede do Sindicato dos Comerciários, no Centro. Antes do congresso nacional, ainda haverá o encontro estadual do partido no Ceará.
Conforme Elmano Freitas, devem ser discutidos, a partir de amanhã, o programa partidário do ponto de vista da conjuntural nacional e internacional, desafios no Brasil, organização do PT, além de debate mais profundo sobre financiamento partidário e questões éticas.
Eleições
O encontro, segundo ele, contará com a presença do presidente da executiva nacional do PT, Rui Falcão. "Queremos tirar lições do que estamos ouvindo nas ruas para que o partido possa se redefinir, defendo que seja com aqueles princípios e valores do Partido dos Trabalhadores", disse, acrescentando que o congresso municipal não deve pautar qualquer discussão sobre as eleições de 2016, debate que ficará para um segundo momento.
No encontro municipal, há teses que são inscritas nacionalmente e as correntes internas, com cada um de seus representantes, deve fazer o trabalho de convencimento para aprovação de emendas para o encontro nacional. As bancadas estadual e federal também foram convidadas para o evento.
O debate sobre Fortaleza será realizado no dia 9 de maio, durante a reunião do diretório municipal, cuja liderança maior é a deputada federal e ex-prefeita da Capital, Luizianne Lins. Nesse encontro, será feito um balanço sobre a capital cearense nos últimos dois anos de mandato do prefeito Roberto Cláudio, em que a sigla vai apresentar posicionamento sobre diversos temas.
"Não debateremos eleições, mas como avaliamos a cidade e o governo de Roberto Cláudio. Tivemos posicionamentos de repúdio à privatização dos terminais, do desaparelhamento do Hospital da Mulher, da Saúde, com falta de medicamentos e material. Faremos um debate por áreas", ressaltou.
O PT também vai participar das atividades do dia 1º de Maio com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e outras entidades. Segundo Elmano, a pauta não é fundamentalmente do partido, mas terá o apoio da sigla.
Terceirizações
Dentre as reivindicações que devem ser tocadas, estará a crítica à proposta das terceirizações, que tramita no Congresso Nacional, além de apoio ao aumento salarial dos trabalhadores. Os petistas também devem se colocar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que, segundo ele, quer tirar do Poder Executivo a prerrogativa de demarcação de terras indígenas.
O dirigente voltou a defender que o PT tenha uma candidatura em 2016, mas afirmou que essa discussão só deve ser feita no próximo ano. "Estamos trabalhando muito na perspectiva de o PT ter um nome e a ex-prefeita Luizianne é um excelente nome. Mas acho que não devemos discutir 2016 agora, mas primeiro Fortaleza. Queremos articular a bancada estadual e os vereadores junto com os movimentos sociais. 2016 vamos debater em 2016", encerrou Elmano.
CENTRAL QUIXADÁ INFORMANDO E SUGERINDO REPORTAGENS ATRAVÉS DOS FONES TIM 9860 2540 /88233180 OI /92026830 CLARO OU (88) 3412 1595 E PELO EMAIL: CENTRALQUIXADA@GMAIL.COM/CENTRALDENOTICIAS@BOL.COM
POSTADA:GOMES SILVEIRA ,COM INFORMAÇÕES DO DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário