O reservatório de água da cidade de Banabuiú, oficialmente Açude Arrojado Lisboa, voltou a ultrapassar a marca de 40% de capacidade.
A marca foi quebrada na última terça, dia 16, mais cedo até do que em 2023, quando os 40% foram ultrapassados apenas em 5 de maio.
Atualmente o volume do reservatório é de quase 41% -nossa ano passado, considerado até então a melhor marca da última década, o ápice da capacidade foi de 41,93%.
O Arrojado Lisboa é o terceiro maior reservatório do Ceará, com mais de 1,5 bilhão de metros cúbicos de capacidade de armazenamento, ficando atrás apenas do Orós e do colossal Castanhão. Ao todo, o Ceará atingiu, até o momento, pouco mais da metade da capacidade hídrica total de armazenamento de água do estado, 52%. O volume é o melhor número em 12 anos.
O número de reservatórios sangrando é outro dado animador: cerca de 65 açudes chegaram a sua capacidade máxima e outros 15 estão acima de 90% com possibilidades de sangria até o final da quadra, ou seja, o potencial é que 80 açudes sangrem no estado.
O Baixo Jaguaribe e Litoral atingiram 100% de capacidade de armazenamento, enquanto Banabuiú e Sertão Central seguem com 42,53% da capacidade total. A barragem de Quixeramobim, que representa um signo de bom inverno na região, sangrou pelo segundo ano seguido após mais de uma década sem atingir capacidade total.
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
SUGESTÃO DE PAUTA? FALE COM A GENTE PELO WhatsApp do Central Quixadá
Nenhum comentário:
Postar um comentário