A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Mayor no sábado (5), que tem como intuito, investigar crimes de corrupção eleitoral, compra de votos, distribuição irregular de combustível, abuso de poder econômico nas Eleições 2024. Na ação, foram cumpridos doze mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza e Paracuru, todos eles expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.
A investigação iniciou após a apreensão de 150 mil reais em espécie no dia 23 de setembro, com a prisão em flagrante de dois homens pelo crime de lavagem de dinheiro. Na ocasião, o veículo dos suspeitos foi abordado e o dinheiro estava escondido em uma sacola nos pés do passageiro, além do material de campanha, lista de eleitores, documentos e mídias.
As análises e diligências subsequentes revelaram a existência de um suposto esquema voltado para o desvio de recursos públicos, corrupção eleitoral, a omissão de declaração em documento público ou particular para fins eleitorais, conhecida como “caixa 2 eleitoral” e compra de votos. Apurou-se que o grupo criminoso visava a captação de recursos e utilização em fluxo de campanha paralelo, favorecendo candidato a prefeito, objetivando com isso influir no resultado do pleito municipal de 2024 em Paracuru.
A Polícia Federal busca aprofundar a coleta de provas e apurar a extensão do envolvimento desse grupo nas eleições municipais, além de assegurar a integridade do processo democrático e impedir o abuso de poder econômico nas eleições municipais. As investigações continuam e novos detalhes poderão emergir sobre o abuso de poder econômico para fins eleitorais.
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
SUGESTÃO DE PAUTA? FALE COM A GENTE PELO WhatsApp do Central Quixadá
Nenhum comentário:
Postar um comentário