quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rompimento do PT com o PSB - Deputados petistas ficaram incomodados


Foi a questão mais discutida fora do plenário da Assembleia, ontem, a decisão do PSB de ter candidato próprio

Os deputados estaduais do PT que estavam no Governo, Camilo Santana, Professor Pinheiro e Nelson Martins, ocupando as secretarias das Cidades, da Cultura e de Desenvolvimento Agrário, respectivamente, não estão satisfeitos com o resultado final das discussões sobre a continuidade da aliança do PT com o PSB de Fortaleza.


Presidente Roberto Cláudio cumprimenta os deputados Professor Pinheiro e Camilo Santana, ambos do PT, que estavam voltando à Casa

O único a não se manifestar publicamente sobre o rompimento da aliança foi o deputado Professor Pinheiro. Hoje, a sua tendência política dentro do Partido dos Trabalhadores vai publicar um comunicado sobre a situação. Pinheiro retornou à Assembleia, junto com Nelson Martins e Camilo Santana, depois de ser exonerado do secretariado de Cid Gomes como uma opção ao PT aceita pelo PSB para manter a aliança municipal se algum deles viesse a ser indicado pelo PT para ser candidato a prefeito.

Os filiados do PSB, por sua vez, alegam como justificativa para o rompimento a questão da administração da prefeita Luizianne. Segundo o deputado José Sarto (PSB), a gestão de Luizianne Lins (PT) é marcada pelo "clientelismo", e por isso o partido do governador não quer mais aliança com a prefeita.

O PSB considera "exaurido" o modelo da atual gestão municipal, como declarou o governador e presidente estadual do partido, segunda-feira, após reunião com os correligionários. Ontem, na Assembleia, Sarto desenvolveu a crítica.

Clientelismo

"O modelo a que nos referimos é o modelo que privilegia o clientelismo. Na Saúde e na Educação, ainda hoje tem diretor de escola e hospital indicado politicamente e não por mérito. É o modelo em que o cartãozinho do político ainda emprega as pessoas". O deputado acrescenta que "o número de terceirizados da Prefeitura aumentou exponencialmente desde a última administração de Juraci Magalhães".

Na reunião de segunda-feira, Cid deixou expresso que o partido não aceita manter a aliança se o candidato petista for mesmo o secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas, e disse que, se o PT não mudar de ideia, o PSB terá candidato próprio, a ser escolhido entre o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, o ex-secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, e o vereador Salmito Filho.

Dialogado

Camilo Santana faz coro com o PSB e afirma que seu partido não mostrou abertura para os aliados antes de optar por Elmano, no encontro realizado em 3 de junho. "Primeiro tínhamos que ter dialogado com o PSB. Uma eleição não passa só pela perspectiva de um nome, passa por um projeto. Se defendemos a importância do PT continuar administrando Fortaleza, é fundamental ter o apoio do PSB. Somos nós que queremos o apoio do PSB. Somos nós que devemos sinalizar a abertura de um diálogo para discutir um projeto", diz Camilo. Ele não acreditar na mudança do candidato petista.

Já o deputado Dedé Teixeira (PT) diz ser possível a troca de Elmano por um nome que assegure a aliança. "Isso é possível dentro da conjuntura atual da política. Essa discussão vai se dar. O PSB vai colocar a proposta e o PT vai deliberar sobre isso. Temos feito todos os esforços para manter a aliança".

Comunicado

O grupo do deputado Professor Pinheiro deverá reunir-se nesta quarta-feira e divulgar comunicado sobre o problema. Pinheiro retornou à Assembleia, junto com Nelson Martins e Camilo Santana, depois de ser exonerado da Secretaria de Cultura por Cid. O governador quis deixar os três livres para o caso de o PT desistir de Elmano.

Nelson Martins diz que ouviu "com preocupação" a declaração do governador, e lembra que o PT se comprometeu a apoiar o candidato de Cid à sua sucessão. "Acho que ainda haverá conversas entre PSB e PT, acho que o presidente Lula vai tentar conversar com governador e a prefeita. A manutenção da aliança é muito importante. Ainda tenho alguma esperança", afirma Nelson. A deputada Rachel Marques, que completa a bancada petista na Assembleia, não quis comentar o caso.

Roberto Cláudio prepara campanha

Deputado Roberto Cláudio, presidente da Assembleia Legislativa cearense, é o nome preferido pelas principais lideranças do PSB para ser o candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza. A decisão da última segunda-feira, de o partido apresentar três nomes para dai sair o candidato, foi uma jogada para mostrar aos demais partidos, integrantes da aliança com o PSB, de não estar a agremiação impondo um nome aos parceiros, como dizem ter feito o PT, em apontar apenas o nome de Elmano de Freitas, para ser engolido pelos outros partidos políticos.

O governador Cid, Ciro Gomes, articulador da campanha municipal do PSB, e o presidente do diretório municipal da agremiação, Karlo Kardozo, já começaram a dialogar com os parceiros oferecendo como opções para a aliança os nomes de Roberto Cláudio, Ferruccio Feitosa, ex-secretário Especial da Copa, e do vereador Salmito Filho. Evidente que a escolha final será do PSB, mas o governador quer saber de opiniões e preferências para dar a palavra final.

Ontem mesmo, o deputado federal José Arnon Bezerra, presidente estadual do PTB, acertou sua participação na aliança. Antes, o senador Eunício Oliveira, presidente estadual do PMDB, havia confirmado sua integração ao grupo. O PMDB, por sinal, deve indicar o candidato a vice-prefeito. A conversa com o deputado federal José Linhares, presidente estadual do PP, está na agenda, assim como a conversa com o presidente do PRB cearense, empresário Miguel Patriolino, e o vereador Gelson Ferraz, presidente do diretório municipal, seguido dos demais dirigentes partidários.

Preparação

Desde a última semana, ainda com o governador em viagem à Europa, algumas providências já estavam sendo tomadas para preparação do candidato do PSB à Prefeitura da Capital. O deputado Roberto Cláudio, ainda no sábado, em pleno evento social, com a participação de expressivo segmento da sociedade cearense, políticos ligados ao PSB, PMDB e PCdoB, Roberto Cláudio era informado de que teria de viajar a São Paulo, ontem, para adotar algumas providências quanto ao material de campanha a ser apresentado já na convenção do partido, no penúltimo fim de semana deste mês.

Ciro Gomes está à frente desse trabalho de preparação da campanha municipal do PSB, inclusive a de Fortaleza. Ele foi quem primeiro apontou o nome do deputado Roberto Cláudio, para ser o candidato do PSB, muito antes do desfecho anunciado na última segunda-feira.

Hoje, o partido tem, além da pesquisa que foi publicada sobre a sucessão municipal, pesquisas qualitativas sobre uma possível candidatura do deputado Roberto Cláudio e do ex-secretário Ferrúcio Feitosa, incluindo questões ligadas à administração.

Reunião

Todos as manifestações dos participantes da reunião do PSB, na segunda-feira foram enfáticos no sentido de o partido ter candidato próprio à Prefeitura da Capital, exceção das falas da deputada Eliane Novais e o secretário municipal da Infraestrutura, Luciano Linhares Feijão.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário