A maioria das pessoas que foi atendida no corredor do HGF foi encaminhada para leitos de retaguarda do Estado
De acordo com o relatório de pacientes transferidos para hospitais de apoio, no período anteriormente citado, a maior parte destes foi encaminhada para os leitos de retaguarda do Estado, principalmente para os hospitais Fernandes Távora e Doutor Waldemar de Alcântara.
Já para os leitos regulados pelo município de Fortaleza, foram transferidos três pacientes. De acordo com o coordenador geral da Emergência do HGF, Rommel Araújo, não foi encaminhado um maior número de pessoas por conta da falta de oferta da Central Integrada de Regulação de Fortaleza (Crifor).
"A grande questão está em termos hospitais secundários que preencham os requisitos do Ministério da Saúde e que estes sejam resolutivos, caso contrário, continuaremos com o mesmo problema", explicou Rommel Araújo.
O coordenador da Gestão Hospitalar da SMS, Helly Pinheiro, informou que uma busca ativa dentro dos hospitais secundários está sendo feita, para ver quais pacientes têm condições de ser transferidos para o Hospital da Mulher. Segundo ele, a medida busca ofertar um maior número de leitos ao Crifor.
"Em novembro, a UTI do Hospital da Mulher entra em atividade e a tendência é que tenhamos uma maior oferta na rede", completou Pinheiro.
Ações
Mesmo com algumas providências tomadas, o relatório conjunto, solicitado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, no último dia 3, ainda não foi entregue à célula.
Segundo a promotora de Defesa da Saúde Pública, Isabel Pôrto, tanto a direção do HGF quanto a SMS solicitaram um prazo maior para entrega do documento. Ela acrescentou que o tempo foi dado, no entanto, já esperava estar com o relatório em mãos. "Caso esse documento não chegue, teremos que ingressar com ação judicial para garantir os leitos aos pacientes do HGF. Tendo em vista a situação caótica e desumana constatada pela Assessoria Psicossocial do MP", destaca.
Insuficiência
78 pessoas ainda estavam, ontem, nos corredores da unidade. A emergência do hospital tem 96 leitos. Promotoria solicitou relatório conjunto
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Jornalcentralquixada@hotmail.com
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricúla 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373
Nenhum comentário:
Postar um comentário