segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Novela - Uma viagem no tempo


Na trama de época "Lado a Lado", Patrícia Pillar vive Constância, uma baronesa que não aceitará a postura moderna da filha

No dia 7 de agosto, quartas de final do torneio de vôlei feminino das Olimpíadas de Londres. O Brasil faz uma partida emocionante contra a Rússia, e o quinto set, decisivo, vai chegando ao fim. Na antessala de um dos estúdios do Projac, o grupo reunido em volta de uma pequena TV começa a crescer. Thiago Fragoso senta para dar entrevista, mas logo desiste. Patrícia Pillar chega esbaforida e se esforça para encaixar o enorme vestido de época no espacinho de sofá que sobrou. Dennis Carvalho passeia por ali, nervoso, saindo a cada ponto das russas e voltando quando as brasileiras botam a bola no chão.

Patrícia Pillar como a baronesa Constância Fotos: João Cotta/ TV Globo

No final, já conhecido pelos leitores, a explosão é geral: gritos, abraços e comemorações. "Nem tem clima para falar de novela agora", brinca Thiago, que logo volta suas atenções para Edgar, um dos mocinhos de "Lado a lado", novela de João Ximenes Braga e Cláudia Lage que, em 10 de setembro, estreia no horário das 18h da Globo.

A celebração durante o jogo de vôlei traduz bem o clima das gravações. Conhecido por comandar os sets mais divertidos e relaxados da emissora, Dennis Carvalho realmente mantém as risadas constantes. Só chama Marjorie Estiano de "corujita". Durante um ensaio com Patrícia Pillar, Marjorie, Isabela Garcia e Christiana Guinle, ele quebra a tensão do momento, reúne as atrizes num canto e cochicha uma piada. Na cena, Constância (Patrícia) vai junto com as duas irmãs à casa da filha, Laura (Marjorie), se desculpar por ter se metido demais na vida de recém-casada da moça.

Os conflitos entre as duas serão um dos fios condutores da trama: Laura é uma mulher à frente de seu tempo, e Constância representa a parcela mais conservadora da sociedade; uma vilã, mas não daquelas que fazem maldades deliberadamente. "Ela não aceita as mudanças na sociedade. É uma mulher retrógrada, conservadora e fica tentando fazer a filha ver as coisas do ponto de vista dela. Não aceita que a Laura pense diferente, que queira trabalhar, ler, se envolver com poesia. Diz: ´Deixa isso para as atrizes, que são umas desclassificadas", conta Patrícia.

A atriz pondera que um dos grandes trunfos de "Lado a lado" é mostrar como os costumes e a sociedade do início do século XX influenciaram a vida que levamos hoje em dia. "O texto é muito bem escrito, e estou muito animada porque temos uma história bacana para contar, de uma época do Rio de Janeiro muito efervescente, de muita mudança, para o bem e para o mal. O que foi construído lá é o que vivemos hoje. Os defeitos e as virtudes da nossa sociedade foram fundados ali".

Segundo Ximenes e Cláudia, a principal trama do folhetim é mostrar o surgimento da mulher brasileira contemporânea, e isso é feito por meio das protagonistas Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga). Enquanto a segunda representa uma das primeiras gerações de negros livres, Laura é parte de uma aristocracia em decadência após a proclamação da República.

Conflitos amorosos
Mas os conflitos amorosos, é claro, também marcarão as vidas destas mulheres de destaque em nossa história. Logo no início da trama, Laura se casa com Edgar (Thiago). Ele pede a mão da namorada pouco antes de partir numa viagem para Portugal, onde fica por quatro anos. Quando volta, os dois seguiram caminhos diferentes e não querem mais se casar, mas não têm coragem de admitir isso um para o outro. Em casa, vivem como estranhos, em constante tensão. Mas o casal ainda vai se apaixonar no decorrer da história.

Dennis Carvalho orienta a cena entre Patrícia Pillar e Marjorie Estiano, com as atrizes Isabela Garcia e Christiana Guinle ao fundo


"Eles não queriam se casar, mas são pessoas legais e vão descobrir um amor aí, depois de um desconforto grande. O Edgar também é um homem à frente do seu tempo. A novela tem esse questionamento de gênero que mostra a mulher num movimento que acaba se tornando o feminismo, mas também o homem que surge em contraponto a essa nova mulher. Ele em nenhum momento se escandaliza com as posições da Laura e vai brigar pelos direitos dos negros", explica Thiago.

A evolução do romance entre Laura e Edgar também será vista no cenário da casa da dupla. A produtora de arte Nininha Medicis explica que os cômodos foram pensados de acordo com a história: assim que eles se casam, vão morar num lugar totalmente decorado por Constância.

Cores escuras e esculturas imponentes compõem o cenário da casa de Laura e Edgar quando começam sua vida de casados, em "Lado a lado"
"A casa tem essa coisa muito tradicional da baronesa, que não combina em nada com eles. As cortinas são pesadas, as esculturas são muito imponentes, é tudo muito escuro. Conforme eles forem se apaixonando, a casa também vai se transformando. Vamos mudar flores e almofadas, tirar as esculturas".

Há outros elementos imagéticos marcantes, como o uso de uma espécie de fog dando ar mais etéreo. O diretor Dennis Carvalho conta ainda que uma das inovações da novela será usar um fundo em 3D na cidade cenográfica que reproduz a Rua do Ouvidor do início do século XX. Toda a rua será reconstruída em computação gráfica.

Eles x eles
Lado a lado
Patrícia Pillar sobre Constância

"Ela foi educada para ser uma baronesa. Quando os tempos mudam, ela perde o chão. Na cabeça dela, é uma vítima. É apegada ao passado"

Thiago Fragoso sobre Edgard

"Ele é um gentleman na acepção mais ampla da palavra. Ele é sincero e crê na verdade acima de tudo. E vai se apaixonar pela própria mulher"

Marjorie Estiano sobre Laura

"Acho que Laura acreditava ter uma liberdade que é mais estabelecida hoje em dia. Tem desejos, projetos e os coloca em prática. Tem inquietude e identidade"
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Jornalcentralquixada@hotmail.com
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
 
Fones(88)96694755/81212265/34121595
 
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricúla 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Nenhum comentário:

Postar um comentário