O candidato a prefeito de Fortaleza pelo partido Democratas (DEM), Moroni Torgan, disse ao Diário do Nordeste que as pesquisas que estão mostrando ele em constante queda não apresentam a realidade das ruas, pois segundo afirma, está sendo muito bem recepcionado pelas pessoas a cada passeata que faz. Para ele, o momento é de se preparar para ser prefeito da quinta maior cidade do País e os próximos desafios só serão pensados no futuro.
Conforme afirmou Moroni, todas as pesquisas estão “distorcidas” e “indecisas”, assim como o povo, que, na visão dele, ainda não escolheu com certeza em qual candidato deve votar nestas eleições
Moroni, desde o início das pesquisas Ibope, contratada pelo Sistema Verdes Mares, e primeiramente apresentada no fim de julho, vem despencando nas intenções de voto. Passou de 32% naquele dia, para 31% no dia 13 de agosto, 24% no dia 30 daquele mês, 23% dia 13 de setembro e agora está com 19%. Ainda assim, diz que permanece dentro da margem de erro da pesquisa, mesmo tendo caído 13 pontos percentuais de lá até aqui.
Moroni tem se candidatado a prefeito de Fortaleza desde 2000, quando foi derrotado logo no primeiro turno pelo então prefeito da cidade Juraci Magalhães, que naquela ocasião conseguiu ser reeleito. Em 2004 foi derrotado por Luizianne Lins no segundo turno e em 2008, mais uma vez, foi derrotado no primeiro turno pela prefeita, que também se reelegeu. Em 2006 se candidatou ao Senado Federal, mas foi derrotado por Inácio Arruda (PCdoB).
Neste ano tem usado um tom mais ameno, e não está fazendo muitas críticas à atual gestão de Fortaleza. No entanto diz que em 12 anos, percebeu que os problemas da cidade permanecem os mesmos, e que as pessoas têm reclamado das mesmas coisas, assim como no ano em que tentou ser prefeito da Capital pela primeira vez.
Religiosa
Esteve por três anos em missão religiosa em Portugal, e quando é questionado sobre o fato de ter abandonado seus eleitores, tem sempre a resposta na ponta língua. Diz logo que quem abandonou o cidadão foi aquele que aqui ficou e nada fez pelo povo.
Moroni tenta pela quarta vez ser o escolhido da população fortalezense a se sentar na cadeira de gestor da cidade, mas, de acordo com as projeções, está cada vez mais difícil para ele se sustentar como o escolhido dos eleitores dia 7 de outubro próximo.
Outro grande empecilho para isso é o alto índice de rejeição, estando ele ainda, na liderança dos rejeitados pelo eleitorado de Fortaleza. Cerca de 36% dos pesquisados não votam em Moroni Torgan, mas para ele isso não é problema porque, de acordo com sua avaliação, outros 64% votam.
Tentativas
Para ele, em 2008, em uma de suas quatro tentativas, ele até sentiu que havia rejeição, mas que nesse ano não tem percebido essa desaprovação por parte da população. "Eu acho muito estranho isso, porque nas ruas não vejo essa rejeição. Em outras campanhas eu até via, mas hoje em dia não tem disso não. Mas se tem 36% me reprovando, outros 64% me apoiam", disse.
Conforme afirmou, todas as pesquisas estão “distorcidas” e “indecisas”, assim como o povo que na visão dele, ainda não escolheu um candidato para votar com certeza, e por isso os últimos diagnósticos, de institutos diferentes, têm mostrado uma diferença grande entre os dados apresentados. “O que eu vejo é que as pessoas estão me dando muito apoio. Sou o candidato que mais anda pela cidade e faço minha campanha boca a boca.
O que vejo nas ruas é o apoio e não a rejeição”, disse ele.
Para ele, esta eleição tem sido “muito dura” e “desigual”, e que fora os candidatos apoiados pela máquina, ele tem sido o único que está “sobrevivendo” e conseguindo se manter disputando com Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB).
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373
Nenhum comentário:
Postar um comentário