Em parceria com o Ronda do Quarteirão, os católicos realizam grupos de autoajuda para a troca de experiências e divulgação do método de vida para evitar o uso de substância e comportamentos maléficos à saúde
O público-alvo do Prevenir são os jovens com idade entre 13 e 17 anos, pais, responsáveis e educadores. Ao todo, cerca de três mil pessoas deverão receber a prestação dos serviços propostos pela iniciativa, que tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar sobre a problemática do uso de drogas licitas e ilícitas. Em cada cidade visitada, novos grupos de agentes da Pastoral da Sobriedade são formados para atuar e difundir as consequên-cias provocadas por essas substâncias. Através de testemunhos, panfletagens e blitze realizadas em parceria com os policiais do programa Ronda do Quarteirão, eles buscam alertar a população.
No Ceará, o Prevenir já passou por 13 cidades e 108 colégios, onde estima ter atingido uma média de 35 mil jovens. A primeira etapa da ação foi proposta ainda no mês de março, em Fortaleza. Devido aos resultados positivos, em 29 de agosto, o segundo período de atividades foi lançado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Neste momento, o projeto, que tem como tema "Drogas: Legal é Prevenir", vai abranger 60 Municípios, até o mês de setembro de 2013. Já na próxima semana, a equipe irá para a cidade de Caririaçu, onde deverá atingir 500 estudantes. Em outubro, será a vez da Zona Norte ser beneficiada. Sobral irá recepcionar as atividades, entre os dias 13 e 20. A expectativa é reunir mais de cinco mil pessoas.
Em Fortaleza, apenas este ano, cerca de 700 jovens foram mortos devido ao uso ou à venda de substâncias ilícitas. Já em Juazeiro do Norte, as estatísticas apontam que houve aproximadamente 95 homicídios. Para o coordenador do projeto Prevenir no Ceará, Rogério Melo, a ação é importante para combater os altos índices de violência entre jovens. "Somente esta ação não é suficiente. Precisamos sensibilizar toda a sociedade e as esferas governamentais sobre esse grande flagelo que é a dependência química", afirma.
Todas as atividades do Prevenir são financiadas pelo Fundo Nacional da Solidariedade, que é alimentado pela Campanha da Solidariedade, promovida anualmente pela Igreja Católica. A ação é fruto de uma experiência realizada em Fortaleza, pelo Grupo da Pastoral da Sobriedade, em parceria com o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Cepod-CE), Secretaria de Saúde e de Educação do Estado, através do Núcleo de Tabagismo e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza.
Atualmente, já são mais de 150 agentes em atividade no Ceará. Um das ações de relevância do Projeto Prevenir é a formação dos grupos de autoajuda, que funcionam semanalmente em 20 cidades do Estado. Cada equipe atende e acolhe aproximadamente 25 membros, entre dependentes químicos e familiares, que através da evangeli-zação, depoimentos de experiências vividas e ajuda mútua procuram vencer as dificuldades provocadas pelo uso do álcool ou outras drogas. A proposta é levar aos participantes um método de vida em sobriedade, promovido com base em bons hábitos e sem dependências químicas e comportamentais. As reuniões seguem a metodologia dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade, que propõe a conversão, onde as pessoas descobrem sua autoestima. A finalidade é engajar os participantes.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373
Nenhum comentário:
Postar um comentário