Outorga que está no rol das celebrações especiais, o Troféu Sereia de Ouro homenageou, ontem (28), no Theatro José de Alencar, quatro personalidades que colaboram para projetar o Ceará. Os laureados da quadragésima segunda edição da Comenda, instituída pelo Sistema Verdes Mares (SVM), foram o ex-Ministro Ciro Gomes, o Procurador-Geral da República Roberto Gurgel, o Empresário Euvaldo Bringel e o Médico Alberto Lima.
Presidente do Grupo Edson Queiroz, Dona Yolanda Queiroz, com o Ministro Valmir Campelo, Procurador-Geral Roberto Gurgel, ex-Ministro Ciro Gomes, vice-Governador Domingos Filho, Empresário Euvaldo Bringel, Presidente da Fiec Roberto Macedo, Médico Alberto Lima e Secretário Arruda Bastos Foto: Rodrigo Carvalho
O Troféu, criado em 1971 pelo Industrial Edson Queiroz, reconhece, a cada ano, o trabalho de cidadãos que se destacam pela ética, operosidade e exemplo de cidadania. Na galeria do Sereia de Ouro estão 168 agraciados. São personalidades de diversas áreas, reconhecidas pela realização de atividades nobres em benefício da sociedade.
Em seguida, foi a vez do Procurador-Geral da República Roberto Gurgel acolher a Comenda entregue pelo Ministro Valmir Campelo.
O Presidente da Federação da Indústria e Comércio do Ceará (Fiec), Roberto Macedo, homenageou o Empresário Euvaldo Bringel, com a Outorga, e o Secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, repassou o Troféu Sereia de Ouro às mãos do Médico Alberto Lima.
Em nome de todos os agraciados, Alberto Lima proferiu um discurso fervoroso. "Esse é um Prêmio que engrandece a sociedade cearense. Trata-se de uma atitude de generosidade e justiça da instituição que o realiza. Hoje é um dia glorioso para todos nós", pontuou.
"Minhas senhoras
Meus senhores
A característica primeira do Troféu Sereia de Ouro é que a escolha dos agraciados tem sido feita dentro dos mais elevados e justos critérios de avaliação individual. Esta constitui sua marca registrada, razão fundamental da grande importância que a solenidade de entrega da comenda assumiu perante a sociedade cearense. Há 42 anos, quatro personalidades que se destacam nos diversos campos da atividade humana têm seus méritos reconhecidos. Nesta noite, o Sistema Verdes Mares tem a satisfação de outorgar a Sereia de Ouro ao ex-Ministro Ciro Gomes, ao Procurador-Geral Roberto Gurgel, ao Empresário Euvaldo Bringel e ao Médico Alberto Silva, que passam a integrar uma lista de agraciados que é orgulho do Ceará. A premiação reflete o propósito cívico de seu idealizador, Chanceler Edson Queiroz, de exaltar os predicados morais, a capacidade empresarial, o talento político e a competência profissional de cidadãos que são modelo para esta e para as futuras gerações.
Ciro Ferreira Gomes venceu aos 15 anos de idade um concurso internacional sobre o poeta Luís de Camões. Sua habilidade como orador o levou às lides políticas, tendo sido eleito deputado estadual, prefeito de Fortaleza e consagrou-se governador do Ceará aos 32 anos de idade. Num momento de crise, foi convidado para ser ministro da Fazenda, cargo que lhe conferiu projeção nacional. Assim, teve oportunidade de ser duas vezes candidato a presidente da República e se tornou um ator de prestígio no cenário político.
Tais qualidades, tão em evidência neste momento, ele as desenvolveu ao longo de 30 anos de trabalho marcante no Ministério Público Federal.
Ingressou na carreira por concurso e foi promovido pelo valor pessoal.
Como líder de classe, exerceu a presidência da Associação Nacional de Procuradores da República.
Euvaldo Bringel Olinda é o idealizador e promotor do Frutal, o grande evento da agroindústria, da fruticultura e floricultura. Participa do planejamento e realização das principais feiras de agronegócio dentro e fora do Ceará. Como empresário, tem o maior plantio de graviola no Brasil; desenvolveu o cultivo do melão e da acerola com irrigação por gotejamento. Consciente da necessidade de suporte científico para a atividade, coordenou a edição de mais de 200 livros e trabalhos técnicos dessa área.
Alberto Lima de Souza atribuiu-se à missão de salvar a vida e cuidar da saúde de crianças. É um médico devotado que ama aquilo que faz. Exerceu a medicina pediátrica em diversos hospitais e mantém uma clínica que ostenta seu nome. No Hospital Geral de Fortaleza, foi cofundador e preceptor de residência médica em pediatria. Quando não está clinicando, ele compõe canções para filhos e netos. Sua sensível alma de artista guia a mão do médico que devolve o sorriso das crianças.
Parabéns, sereiados. Agradecemos a presença das autoridades e dos amigos que participam desta solenidade. Obrigada".
Dona Yolanda QueirozPresidente do Grupo Edson Queiroz
"Minhas senhoras
Meus senhores
A importância de um troféu ou de uma honraria decorre da credibilidade da instituição que os confere e do valor dos que o recebem.
A honra de ser o intérprete dos valorosos agraciados com o importante Troféu Sereia de Ouro é um desses privilégios dos quais se pode dizer:
"É melhor merecê-los sem os ter
Que possuí-los sem os merecer" (Camões, Os Lusíadas, Canto IX, 93).
Confesso, porém, que aceitei este desafio antes de tudo pela consagrada respeitabilidade da instituição outorgante, que é um verdadeiro patrimônio da brava gente do Ceará, terra à qual igualmente tributo filial preito de gratidão e, ainda, pelo generoso gesto dos que agora comigo o recebem, de me confiarem a honra que me cabe de por eles falar.
Este é um dia glorioso para toda a sociedade cearense. É que, hoje, neste histórico Theatro José de Alencar, reunidos estamos para mais uma outorga do Troféu Sereia de Ouro, cuja importância já se traduz no fato de estarmos em sua 42ª Edição. Este prêmio, idealizado pelo Chanceler Edson Queiroz, vem sendo conferido desde o ano de 1971, homenageando, a cada ano, quatro personalidades de destaque nos mais diversos campos de suas atividades, sejam elas sociais, políticas, artístico-culturais, profissionais ou empresariais. É que "ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas, sim, em uma luminária, onde brilha para todos que estão na casa". (Mateus, 5, 5.) Pois bem, este é o significado maior desse Troféu: ser a luminária, fazer difundir, por entre as trevas da indiferença, a luz do amor que dá sentido maior à vida e às ações humanas. Foi certamente com este espírito, semente da simplicidade e grandeza plantada no solo fértil do Grupo Edson Queiroz, que foi instituído o Troféu Sereia de Ouro.
Vislumbremos a figura dinâmica, respeitável e humana de seu idealizador. Contemplemos o homem que se antecipou ao seu tempo pelo empreendedorismo com base no valor da diversidade. Foi assim que construiu um grupo sólido com atuação em áreas tão diversificadas que vão da distribuição do GLP, tintas e eletrodomésticos, à agroindústria; da comunicação à educação, destacando-se cada empreendimento pela comprovada liderança em seu respectivo segmento. Comprometido com progresso do Ceará e do nosso País, foi sempre o homem de fé, que, na sua vida e no seu trabalho, a soube colocar em prática. Fiel aos princípios da Justiça, soube verdadeiramente constituir uma família coesa e vencedora ao lado de sua devotada esposa, Dona Yolanda Queiroz. É ela, hoje, a grande continuadora desse espírito que imprime à sua Organização o princípio de responsabilidade social que consiste "em levar o desenvolvimento às comunidades onde atua". Inspirados em seu fundador, comunga-se da compreensão de que levar desenvolvimento significa também apontar rumos, caminhos, exemplos edificantes, que fazem as pessoas se aperfeiçoarem e se desenvolverem. Hoje, compreende-se bem, e quase se constitui um truísmo dizer-se: são as pessoas desenvolvidas que fazem as sociedades desenvolvidas.
Fiel a esse legado, o Sistema Verdes Mares reedita, no mesmo espírito, a homenagem que engrandece todo o povo cearense e, em especial, aqueles que compartilham da visão de que reconhecer e destacar os valores humanos da terra significa contribuir para a autoestima do seu povo e significa, sobretudo, apontar caminhos, modelos.
A sociedade nunca esteve tão necessitada, quanto hoje, de referências de pessoas que venceram pelo seu próprio esforço, pessoas de bem que, pelo seu trabalho, engrandecem a sua terra e, pela honestidade de seus pensamentos, de suas palavras e de suas ações transformadoras, enobrecem a sua gente. Por serem assim é que se tornaram dignos de serem reconhecidos como verdadeiros filhos deste grande Estado, desta grande Pátria. Eis o reconhecimento de que a grandeza da terra se faz da grandeza dos homens e mulheres que a amam e que, em razão desse amor, não subvertem os seus valores, não buscam primeiro as suas vantagens pessoais, mas antes, pela sua abnegação, a edificam. Essas são as pessoas confiáveis de que necessitam as nossas instituições, pois é da confiabilidade das pessoas que se faz a credibilidade das organizações nas quais se inserem. São todos esses homens e mulheres que mereceram receber, nesses mais de 40 anos, o mesmo galardão com que somos agraciados nesta noite, que dignificam, ainda mais, a honra de receber este Troféu.
Por tudo isso, concebemos ser a outorga deste prêmio uma consequência da permanente atitude de generosidade e justiça que permeia essa grande organização. É que a justiça tem que ser algo vivo, pois a justiça não são apenas as leis nem os códigos, a justiça é a realização do equilíbrio e harmonia das pessoas e das instituições dentro da sociedade. Compreende-se, assim, a afirmativa do filósofo contemporâneo André Comte Sponville em seu "Pequeno tratado das grandes virtudes": A justiça é daquelas coisas que não existem, por isso é que é preciso que se faça para que ela exista".
A honraria que ora nos é conferida é caudatária do nosso mais forte sentimento de gratidão por representar o reconhecimento solene do valor de todos quantos, como nós, fizeram por merecê-la, pela dedicação ao trabalho, na busca incessante de sempre fazer mais e melhor para o bem de todos os que de nós se acercam em nossas vidas e atividades profissionais.
Eis, portanto, um gesto largo e generoso, justo e consonante com os princípios de responsabilidade social do Sistema Verdes Mares e de todo o Grupo Edson Queiroz, organização que dignifica o Estado, a Região, o País e ao qual externamos o nosso profundo agradecimento.
Desta forma, preclaríssimas autoridades, minhas senhoras e meus senhores, estamos nós aqui hoje:
- O grande homem público Ciro Ferreira Gomes, que o Ceará admira (lembremos a epopeia da água, o Canal do Trabalhador) e cuja atuação destacada como deputado, governador e ministro de Estado, o Brasil conhece e reconhece;
- O Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, Procurador-Geral da República, homem cujo compromisso maior com a justiça e a causa ambiental dignifica o cidadão brasileiro;
- Quanto a mim, que venho exercendo, aqui, a Medicina há mais de quarenta anos, tenho a alegria de ter promovido vidas e contribuído para a melhoria do perfil da criança cearense e para a formação de novos médicos, em especial de pediatras de que o Ceará e o Brasil tanto necessita.
Estamos aqui, face às senhoras e aos senhores que representam a sociedade cearense, para também dizer da nossa gratidão pela honrosa presença que, para nós, atesta a máxima de que combatemos o bom combate e conservamos a fé. E assim sendo, podemos sentir a alegria interior e o regozijo de poder cantar com o salmista: Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini tuo da gloriam: "Não para nós, senhor, não para nós, mas para glória do teu nome", porque de Ti recebemos os dons que, compartilhados, nos fazem ser o que somos e nos fizeram chegar aonde chegamos.
Acredito, que com essas palavras tenha podido traduzir o sentido e a razão de estarmos todos juntos aqui. É que nesta grande festa se vem premiar, uma vez mais, o esforço de todo o Povo cearense, não só os quatro personagens colocados em evidência nesta noite, mas todos nós. Premia o trabalhador anônimo, cujos pesados passos madrugadas adentro caminham para a construção do progresso do nosso Estado. Premia a labuta cotidiana do trabalhador que deixa o seu lar para que a esperança retorne nas tardes mornas para o descanso com os seus. Mas também valoriza aqueles cujo amor transparece em um trabalho profícuo e alentador, seja ele humanístico, na arte de bem governar, no esforço de manter a justiça plena, de suprir os meios para que os cidadãos desenvolvam-se e exerçam a sua força de trabalho. Estamos aqui porque também conseguimos ofertar a esta comunidade cearense a nossa parcela de um trabalho feito com fé, com vontade de servir, com vontade de conduzir, com vontade de contribuir para uma sociedade justa e igualitária com acessibilidade dos cidadãos aos bens e serviços, com vontade fazer o progresso desse nosso povo que tanto ainda sofre. Seja este trabalho uma luz que brilhe e ilumine toda a sociedade cearense.
Esta grande festa tem vida e memória e, como foi dito, nasceu de um lampejo da alma do grande homem, o Chanceler Edson Queiroz, timoneiro que modificou os rumos do nosso Estado, inspirando-nos a fé e a esperança para que pudéssemos andar sozinhos para uma vida digna e feliz. Nesta noite, ele está, de certo, conosco. Encantado, vislumbra toda esta alegria, vê a beleza do espírito proativo e alentador de sua grande esposa, Dona Yolanda Vidal Queiroz, uma mulher forte que sabe dirigir, com brandura e empenho fantástico, este imenso Grupo Edson Queiroz. A ela, em especial, quero dizer, estendendo aos seus filhos, netos e bisnetos, que hoje é um tempo para se renascer na lembrança de tudo que já passou; é tempo de colher o que foi plantado com tanta paixão e amor; tempo para sarar algumas feridas do passado; tempo para continuar construindo o futuro, tempo para sorrir pelos vislumbres de tantas alegrias, como esta, pelas novas gerações que nascem nesta dança da vida. E tudo isso, para chegarmos à grande união no amor que promove a paz na família e na grande coletividade.
Por fim, na compreensão de que o amor é a inteligência luminosa que transforma tudo e tudo ilumina, permito-me concluir minhas palavras com essa gota de mensagem cristã:
Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. (1Jo, 4, 7-8).
Que todos amem, sejam todos amados e felizes!
Alberto Lima de SouzaMédico
SEREIADOS
Ciro Gomes:
ex-Ministro
Roberto Gurgel:
Procurador-Geral da República
Euvaldo Bringel:
Empresário
Alberto Lima:
Médico
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373
Nenhum comentário:
Postar um comentário