MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Presidente chileno - Justiça confirma suicídio de Allende


Santiago No mesmo dia em que se completa 39 anos de sua morte, durante o golpe militar que instaurou a ditadura de Augusto Pinochet, a justiça chilena encerrou a investigação sobre a morte do ex-presidente socialista Salvador Allende, com a confirmação de suicídio.

Grupos da esquerda chilena fizeram protestos ontem no Centro de Santiago para lembrar os mortos pelo regime militar no país

Em uma decisão unânime, o Tribunal de Apelações de Santiago decretou o fim do inquérito judicial aberto há dois anos, confirmando o suicídio de Allende cometido com uma arma que fora dada a ele por seu amigo, o ex-líder cubano Fidel Castro, disse uma fonte judicial à "AFP".

O Tribunal confirmou o fechamento do caso decretado pelo juiz do caso, Mario Carroza, confirmando a versão oficial da morte. "Isso confirma a decisão recorrida de 16 de janeiro de 2012", indicou.

O juiz Carroza encerrou a investigação em 29 de dezembro do ano passado depois de receber os relatórios da perícia a que foram submetidos os restos mortais do ex-presidente, exumados em maio de 2011 do Cemitério Geral de Santiago. De acordo com a investigação judicial, Allende morreu pouco antes do meio-dia do dia 11 de setembro de 1973, em meio ao bombardeio aéreo e terrestre do palácio presidencial de La Moneda por parte das forças golpistas comandadas por Pinochet.

Salvador Allende morreu durante um golpe militar que instaurou a ditadura de Augusto Pinochet FOTO: REUTERS

Allende, o primeiro marxista a chegar ao poder no Chile pelo voto popular, apoiou seu AK-47 sob o queixo e disparou dois tiros que levaram a sua morte, de acordo com a perícia.

Alguns de seus partidários afirmaram por anos que Allende foi assassinado por militares que invadiram o palácio, onde permaneceu entrincheirado junto com vários colaboradores, por causa da rejeição em se entregar às forças golpistas.

Manifestação

A morte de Allende foi recordada desde domingo por grupos de esquerda, que depositaram coroas de flores em uma porta do palácio presidencial, por onde costumava entrar o ex-presidente e no monumento em sua homenagem diante da casa de Governo, no Centro de Santiago.
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
 
Fones(88)96694755/81212265/34121595
 
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Nenhum comentário:

Postar um comentário