O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, coronel Francisco Bezerra, entregou ontem ao presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra, o plano de segurança para as eleições municipais deste ano no Ceará.
O plano foi apresentado no gabinete da presidência do TRE, ontem, às 11h30min, após a sessão do pleno. O plano envolve uma média de 13.500 pessoas, incluindo policiais militares, policiais civis, peritos, médicos legistas e outros profissionais, sendo 13.412 policiais. Em 2008 foram envolvidos na Operação Eleições 7.500 policiais militares e este ano são 11.500.
Até a próxima quarta-feira, em cada município, terá um oficial no comando da operação das eleições. No dia da eleição um centro de comando e controle será instalado no gabinete do Secretário e o objetivo é atender a determinação do TRE e do governador do Estado.
Ao expor o plano de segurança das eleições o secretário Francisco Bezerra disse que 35 municípios receberam reforço policial antecipado e o plano que começaria a ser desenvolvido no dia 1º de outubro foi antecipado para o dia 28 de setembro. Declarou que a sua orientação, bem como a do governador Cid Gomes, é no sentido de cumprir o que determina a legislação eleitoral e ao chegar ao município o responsável pela segurança deve procurar o juiz eleitoral. Aproveitando a oportunidade agradeceu o apoio do TRE, inclusive no aspecto financeiro.
Preocupação
O presidente do Tribunal, desembargador Ademar Mendes Bezerra, disse que ainda ontem o juiz e o promotor eleitoral de Tamboril estiveram no TRE demonstrando preocupação com o clima político naquele Município. Reclamou também de policiais civis inativos e militares reformados que estão dando guarida a candidatos. O secretário ressaltou que tem agido em todos os casos de denúncias recebidas. Esclareceu que tem investigado a participação de policiais inativos e ativos que apresentam falsos atestados médicos. Algumas das denúncias não têm fundamento, mas em Orós três policiais foram presos e pelas investigações procedidas em Iracema outros policiais serão punidos.
O presidente do TRE entregou um ofício ao secretário de segurança e perguntou se havia necessidade da utilização de um "aparato extraordinário ou se as forças locais são suficientes para a garantia da tranquilidade e da ordem do pleito". O procurador regional eleitoral, Márcio Torres, também falou da sua preocupação com a segurança.
Dessa reunião participaram todo o comando da segurança pública no Estado, alguns juízes do TRE, o procurador regional eleitoral, Márcio Torres; e o promotor de justiça, Raimundo Filho, coordenador do Caopel, além do presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra e da vice-presidente, desembargadora Iracema do Vale.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373
Nenhum comentário:
Postar um comentário