MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Seminário - Doenças ocupacionais e acidentes preocupam


Durante três dias, o encontro debaterá assuntos relacionados à promoção da saúde do trabalhador

Posturas incorretas e movimentos repetitivos são uma das principais causas para o surgimento de doenças consideradas ocupacionais, que são aquelas diretamente relacionadas às atividades desempenhadas pelo trabalhador. Aliado a isso, os acidentes gerados durante o trabalho também preocupam os profissionais no que diz respeito a sua segurança. Para tratar do assunto, começa hoje e segue até o dia 14, o Seminário Regional Nordeste de Saúde no Trabalho.


Evento discute como promover a saúde do trabalhador e como avaliar programas direcionados à prevenção e diagnóstico de doenças ocupacionais

Sob o tema "Promovendo o Cuidado Integral da Saúde do Trabalhador", o seminário, organizado pela Associação Nacional de Medicina no Trabalho (ANAMT), em parceria com a Associação Cearense de Medicina do Trabalho (ACEMT), acontece pela primeira vez na cidade de Fortaleza.

O evento vai discutir como promover a saúde do trabalhador, como avaliar os programas direcionados à prevenção e diagnóstico precoce das doenças ocupacionais, prevenindo, assim os acidentes de trabalho, entre outros aspectos, segundo aponta a diretora científica da ACEMT, Maria Edilma de Mendonça.

Conforme explica, o encontro também discutirá assuntos relacionados à ergonomia no ambiente de trabalho, como a orientação sobre a necessidade de se ter um posto de atividade adequado às características biopsicossociais do funcionário, a demanda de trabalho e os fatores organizacionais que acabam por sobrecarregar o indivíduo, e até se o mobiliário utilizado pelas empresas são corretos para as atividades desempenhadas. "Essa gama de coisas é em prol de alocar o trabalhador em um local correto para ele", enfatiza.

A diretora científica da ACEMT ressalta, ainda, que, nos dias de hoje, muitas empresas têm se preocupado mais com a saúde de seus funcionários, promovendo ambientes de trabalho adequados. No entanto, segundo acrescenta, muitos são os riscos ergonômicos aos quais muitas pessoas estão expostas, como movimentos repetitivos e posturas forçadas e incorretas, sendo necessário uma maior consciência no momento da atividade. "Quem trabalha digitando muito, por exemplo, deve-se ter uma pausa de 10 minutos a cada 50 de trabalho, para dar repouso a sua musculatura", orienta.

Acidentes

Com o boon imobiliário e o crescimento da Construção Civil no Nordeste, Edilma de Mendonça aponta que são recorrentes os acidentes envolvendo operários em seus postos de trabalho, principalmente originados de quedas das edificações e, nesse caso, será discutido, também, a condução correta do trabalhador em ambiente de altura.

"Todo o trabalho realizado durante o Seminário é no sentido de orientar e promover a saúde desses indivíduos. Estamos vendo o trabalhador de uma forma integral, e é isso que se tem de mais importante para discutir", completa a diretora Maria Edilma de Mendonça.

SAIBA MAIS

Programação
12/09 - Hoje
8h às 17h - Curso 1: Ferramentas ergonômicas para a prevenção das LER/Dort
Curso 2: Avaliação do desempenho em SST frente às Perícias Trabalhistas

13/09 - Amanhã
8h30 às 09h10 - Conferência Saúde, Trabalho Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
9h20 às 10h - Conferência Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho
16h20às 17h - Conferência Gestão do Risco e da Saúde do Trabalhador no Setor da Saúde

14/09 - Sexta-feira
8h30 às 09h10 - Conferência Os Desafios do Controle do Câncer nos Ambientes de Trabalho
9h20 às 10h - Conferência Gestão da Saúde do Servidor Público
10h30 às 13h30 - Painel O Cuidado Integral da Saúde do Trabalhador e a Aptidão para o Trabalho
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
 
Fones(88)96694755/81212265/34121595
 
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Nenhum comentário:

Postar um comentário