MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Hemorredes - Hemoce faz testes de triagem


Laboratório cearense passa a receber amostras de doadores de sangue do Piauí e Maranhão

Será iniciada, nesta semana, pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), a realização de testes de triagem de HIV e Hepatite C para as hemorredes do Piauí e Maranhão. Para isso, é utilizada a tecnologia de biologia molecular NAT (Teste Ácido Nucleico), implantada em junho de 2012 no Ceará. Assim, a partir de agora, laboratório passa a receber também as amostras de doadores de sangue desses dois estados.

A Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH/Ministério da Saúde) escolheu o laboratório NAT do Hemoce devido à estrutura e à capacidade de resposta do hemocentro coordenador de Fortaleza para ser Sítio Testador do NAT (SIT-NAT), sendo um dos 14 centros testadores implantados no País.

Amostras

Aproximadamente 650 amostras dos hemocentros do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) passaram pelo teste NAT do Hemoce.

Com isso, o Hemoce funcionará como uma central sorológica, que atenderá não somente a população cearense, mas também os moradores dos outros dois estados. Eventualmente, também deve responder a outros estados quando solicitado através da CGSH, por meio do Plano de Contingência criado para atender toda a hemorrede nacional.

A hemorrede estadual - composta por unidade no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral - atende a 184 municípios, 168 hospitais públicos, 126 hospitais privados com leitos SUS contratados e 62 agências transfusionais.

Tecnologia

O NAT HIV/HCV Bio-Manguinhos é uma tecnologia desenvolvida para detectar ácidos nucleicos virais no período da janela imunológica ou fase inicial da infecção que precede a produção sistêmica de anticorpos.

A Tecnologia NAT permite diminuir o risco residual transfusional para estes patógenos, reduzindo a janela de detecção destes vírus em doadores de sangue se comparado com os testes sorológicos.

Diferentemente dos testes sorológicos, o ensaio NAT não detecta a presença de anticorpos e sim o material genético do vírus, reduzindo a janela imunológica no caso do HIV de 20 a 22 dias para 10 dias e HCV, de 70 dias para 11 dias.
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
 
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
 
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Nenhum comentário:

Postar um comentário